Junta de Serviço Militar convoca reservistas para o EXAR 2025

A Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga, por meio da Junta de Serviço Militar, divulga a convocação oficial dos reservistas para o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) 2025. O procedimento, realizado todos os anos pelo Exército Brasileiro, tem como objetivo atualizar os dados dos integrantes da reserva, testar o sistema de mobilização e reforçar o espírito cívico entre reservistas e militares da ativa.

A apresentação presencial deverá ser feita entre os dias 9 e 16 de dezembro de 2025.

Devem participar do EXAR todos os integrantes da reserva do Exército que tenham se licenciado do serviço militar entre 1º de dezembro de 2020 e 30 de novembro de 2025, além de reservistas de anos anteriores que estejam em débito.

As quatro primeiras apresentações podem ser feitas on-line, pelo site exarnet.eb.mil.br. Também é possível realizar as apresentações iniciais em qualquer Organização Militar ou na Junta de Serviço Militar mais próxima.

Já a 5ª e última apresentação é obrigatoriamente presencial, ocasião em que serão verificadas as apresentações anteriores e cobradas eventuais multas. O prazo geral para estar em dia com o EXAR vai de 1º de dezembro de 2025 a 31 de janeiro de 2026.

Reservistas que vivem no exterior podem realizar a apresentação on-line ou em uma repartição consular brasileira.

Quem não cumprir a convocação estará sujeito a multa prevista na legislação militar e poderá enfrentar impedimentos como: emissão de passaporte; obtenção ou atualização de carteira profissional; matrícula em instituições de ensino; posse em cargos públicos; emissão de título de eleitor, entre outros.

Documentos necessários: Certificado de Reservista, Certidão de Situação Militar, ou CDI especial (MFDV), conforme a categoria do convocado.

A Junta de Serviço Militar de São Luiz Gonzaga está localizada na Rua Dr. Bento Soeiro de Souza, nº 2513, Galeria do Comércio, 2º andar, sala 21.Whatsapp: (55) 3352-1865. Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

(Com informações da Junta de Serviço Militar)