Praça Jayme Caetano Braun

• Publicado em: 03/02/2015 às 10:42   |   Imprimir

Jayme Caetano Braun era poeta, tradicionalista, declamador e payador, símbolo maior da poesia gauchesca, especializou-se em décima. Em seus versos retratou com conhecimento de causa os hábitos costumes e vicissitudes do gaúcho e do índio missioneiro, das paisagens das missões, resgatando a historia dos sete povos.  Junto com Noel Guarany, Pedro Ortaça e Cenair Maicá, contaram as suas histórias de luta, garra e superação através da música. Foram denominados como os Quatro Troncos da Cultura Missioneira, cada qual com seu estilo, criando uma marca na cultura musical gaúcha, a “Identidade Musical Missioneira.”.

Monumento a Jayme Caetano Braun: Construído pelo escultor Vinícius Ribeiro em concreto armado medindo 6m de altura, com doações da comunidade, movimento liderado pelas entidades culturais, CTG Galpão de Estância, Jornal A Noticia, Casa do Poeta, Atelier Los Libres, Prefeitura Municipal está localizado no trevo da CESA, junto à BR 285, onde foi construída uma Praça que possui um traçado em J e B Iniciais do seu nome.