- 10/11/2025
No último sábado, 8 de novembro, com a presença do vice-governador do RS Gabriel Souza, foi realizado o ato de assinatura do convênio do programa “Avançar Mais na Saúde” do Governo do RS, o qual contemplará o Hospital São Luiz Gonzaga com um mamógrafo no valor de R$ 1,1 milhão, equipamento que terá a capacidade de realizar até cinco mil exames por ano, fortalecendo a saúde pública na região missioneira.
Realizado em frente à entrada do HSLG, o ato reuniu um grande público, oportunidade em que o prefeito Piti Werle salientou a importância do convênio firmado: “Estamos trabalhando para tornar o nosso hospital cada vez mais como referência no atendimento à saúde em nossa região missioneira. Nesta semana, renovamos a intervenção da gestão do HSLG por mais dois anos e contamos com muitos investimentos programados para ocorrerem nos próximos meses. Com a aquisição de um tomógrafo, o HSLG será a referência regional na realização de exames de mamografia, fortalecendo a prevenção do câncer de mama junto às nossas mulheres missioneiras”.
O vice-governador, Gabriel Souza, destacou que “o Avançar está transformando a infraestrutura hospitalar gaúcha. Com as contas em dia a gente consegue investir e consegue, inclusive, atender não só as demandas do passado, mas também as que projetam o futuro. Um mamógrafo é fundamental para o diagnóstico precoce de câncer de mama, garantindo mais sucesso aos tratamentos, numa política pública com ênfase na prevenção”, analisou Gabriel.
MAMÓGRAFO - O aparelho registra imagens de alta resolução durante as mamografias, um exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama, permitindo diagnósticos mais rápidos e precisos. Também oferece maior conforto às pacientes, com menos dor durante o exame e menor uso de radiação.
“Hoje estamos atendendo com um mamógrafo emprestado da cidade de Giruá e a aquisição de um equipamento próprio é fundamental também para ampliarmos o atendimento de três para cinco mil exames ao ano. O equipamento vai qualificar nosso sistema e ajudar na prevenção de uma maneira mais eficiente”, afirmou o interventor do Hospital São Luiz Gonzaga, Valmir Silveira.
(Assessoria de Comunicação, Imprensa e Transparência da Prefeitura de São Luiz Gonzaga, com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do RS. Fotos: Emerson Scheis)







