Situação do lixo comecará a ser resolvida a partir de hoje

Prefeitura contrata emergencialmente duas empresas visando normalizar a situação do lixo domiciliar no município

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga comunica que nesta sexta-feira, 9 de janeiro, terá início o serviço prestado por duas empresas contratadas emergencialmente pelo Poder Público para providenciar a solução dos problemas advindos da paralisação do recolhimento de lixo domiciliar ocorrido nesta semana pela então empresa responsável pelo serviço.

RECOLHIMENTO NA ÁREA DE TRANSBORDO – O serviço de recolhimento e destinação dos resíduos acumulados na área de transbordo, localizada no Bairro Loureiro, teve início na manhã de hoje, prestado pela empresa Ansus Serviços Ltda. de Santa Maria/RS, com o contrato formalizado na data de ontem.

Devido à grande quantidade de resíduos depositados pela empresa anterior no local, se fez necessária a contratação de uma empresa responsável especificamente para a retirada e destinação do lixo acumulado na área de transbordo para o aterro sanitário em São Borja, como forma de solucionar o problema ambiental e sanitário gerado pela situação.

RECOLHIMENTO DO LIXO DOMICILIAR – Já na manhã desta sexta, 9, será assinado o contrato para o recolhimento do lixo depositado nas lixeiras do centro e bairros da cidade, serviço que ficará a cargo da empresa Eco Verde Prestação de Serviços de Coleta de Lixo Ltda. de Vila Maria/RS, que, após a assinatura, deverá iniciar os trabalhos na zona urbana ainda na tarde de hoje, haja vista o grande acúmulo de sacolas e resíduos depositados em frente a residências e estabelecimentos nesta semana, após a interrupção das atividades pela empresa anterior.

Conforme o prefeito em Exercício Paulo Fraga, a equipe da Administração Municipal trabalhou incansavelmente nos últimos dias para ajustar as questões administrativas e jurídicas referentes ao serviço prestado, que estava a cargo da então empresa contratada via licitação para o recolhimento e destinação final dos resíduos. “Com a precariedade do serviço executado nos últimos dias, e devido à paralisação dos trabalhos pela falta de pagamento da empresa aos colaboradores, a Prefeitura, após as devidas notificações realizadas anteriormente à empresa, realizou a rescisão do contrato e efetuou o devido processo licitatório para a contratação emergencial de empresas especializadas para solucionar a grave situação apresentada”, destacou o Chefe do Executivo.

Ainda segundo o Prefeito em Exercício, o serviço foi interrompido única e exclusivamente por responsabilidade da empresa contratada via licitação, tendo em vista a Prefeitura ter realizado corretamente o pagamento mensal pelo serviço contratado, não sendo responsável pela inadimplência da empresa quanto aos salários e direitos devidos aos funcionários da mesma.

NOVA LICITAÇÃO E COLETA SELETIVA – O Prefeito em Exercício informa ainda que a Secretaria Municipal da Administração, através do Setor de Licitações, está trabalhando na elaboração de novo edital de concorrência para o serviço de recolhimento e destinação de lixo domiciliar em São Luiz Gonzaga. Nesta nova licitação, serão definidos critérios definindo questões referentes à qualidade da frota e maquinários, assim como a previsão de implantação da coleta seletiva do lixo em São Luiz Gonzaga, uma necessidade urgente que o Município precisa se adequar para promover a correta separação dos resíduos e promover a consciência ambiental na comunidade são-luizense.

(Assessoria de Comunicação, Imprensa e Transparência da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)