Sancionada Lei que reconhece João-de-Barro como ave-símbolo

Foi sancionada nesta terça-feira, 25, a Lei nº 7.028/2025, que reconhece oficialmente o João-de-Barro (Furnarius rufus) como ave-símbolo de São Luiz Gonzaga. A iniciativa marca a etapa final de um projeto de extensão desenvolvido pela acadêmica de Agronomia da Uergs, Delmira Sandra de Moura Carvalho, e que mobilizou escolas, alunos e instituições parceiras ao longo do ano.

O projeto contou com o apoio da Emater, da Uergs e de quatro escolas, duas da rede municipal e duas da rede estadual: Ernestina Amaral Langsch, Santa Rita de Cássia (Limoeiro), Terezinha Medeiros Schneider (São Lourenço) e Amália Germano de Paula.

Segundo os professores envolvidos, o projeto teve forte adesão dos estudantes, que foram estimulados a “passarinhar” — observar as aves em suas comunidades. A prática despertou interesse e curiosidade entre as crianças, permitindo que diferentes temas fossem trabalhados em sala de aula.

No total, os alunos identificaram mais de 50 espécies de aves. Após estudos e debates, quatro foram selecionadas para votação, realizada de forma itinerante nas escolas, na comunidade e também em formato virtual. O processo participativo culminou na escolha do João-de-Barro como ave-símbolo do município.

O projeto de lei, apresentado pelo vereador Leonardo Vargas, foi aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Piti Werle. A escolha da ave se justifica por sua forte representatividade cultural, ambiental e social. Conhecido como o “embaixador alado”, o João-de-Barro simboliza trabalho, união e pertencimento, valores que refletem o espírito do povo são-luizense.

Com o reconhecimento oficial, o município busca valorizar a fauna local; promover a educação ambiental; incentivar o respeito à biodiversidade e à natureza; estimular o turismo ecológico; apoiar iniciativas pedagógicas e comunitárias ligadas à observação e estudo das aves.

A lei também permite que o João-de-Barro seja utilizado em materiais educativos, campanhas, eventos e publicações oficiais, especialmente em ações voltadas às áreas culturais e ambientais.

(Assessoria de Comunicação, Imprensa e Transparência da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)