- 26/01/2026
Arqueólogo Arno Kern doa sua biblioteca particular ao Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga
- Assunto: Secretaria de Turismo e Cultura | Publicado em: 09/12/2025 às 15:04 | Imprimir
O Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga (MARQ) recebeu, no último dia 2 de dezembro, a primeira etapa da doação da vasta biblioteca particular do arqueólogo e professor Dr. Arno Alvarez Kern. A entrega do material, composta por 33 caixas grandes de livros, marca um momento histórico para a pesquisa missioneira e para a cultura regional.
Nascido em Santo Ângelo em 5 de maio de 1940, Arno Kern dedicou sua vida ao estudo da Arqueologia Missioneira. Foi professor de História e Arqueologia na UNISINOS, FAPA, UFRGS e PUCRS, além de ter realizado pós-doutorado na França. Autor de obras fundamentais, como “Missões, uma Utopia Política” e “Arqueologia Histórica Missioneira”, Kern liderou um dos mais importantes projetos arqueológicos da região — o estudo de uma década que originou seu clássico livro — e coordenou o 1º Sítio Escola Internacional Missões, realizado em 1992 nas ruínas de São Miguel. Com sua atuação, formou gerações de arqueólogos que seguem difundindo o conhecimento sobre as Missões.
Ao decidir doar sua biblioteca, Arno procurou a arqueóloga Raquel Rech — sua ex-orientanda de mestrado e atual coordenadora do MARQ — para manifestar o desejo de que seu acervo ficasse em uma instituição missioneira ativa. Ele escolheu o MARQ, criado no início dos anos 1990 por iniciativa da Prefeitura e do Instituto Histórico e Geográfico de São Luiz Gonzaga, local pensado para abrigar os resultados das escavações conduzidas por ele em São Lourenço, em 1985.
A proposta foi prontamente acolhida pelo prefeito Piti Werle e pelo secretário de Turismo e Cultura, Leandro Grings. A presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Eni Malgarim, teve papel fundamental na articulação da iniciativa, planejando a logística da doação e dialogando com o 33º Núcleo Regional do CPERS, que auxiliou no transporte do acervo de Porto Alegre até São Luiz Gonzaga. O material foi encaminhado ao espaço onde o museu funciona provisoriamente, junto ao antigo Centro Cultural Frei Armando Seibert, já que o MARQ está em reforma com recursos do Fundo Pró-Missões.
Na tarde da entrega, enquanto integrantes do CPERS realizavam o carregamento das caixas para o transporte, a arqueóloga Raquel Rech encontrou-se com o professor Arno Kern para entregar um Certificado de Agradecimento assinado pelos gestores municipais, em reconhecimento ao ato considerado uma das mais importantes contribuições culturais para a região.
A doação dará origem à Biblioteca Arno Alvarez Kern, que, após a conclusão das reformas do MARQ — previstas para 2026 —, ocupará uma ala exclusiva no museu. O espaço estará aberto para consultas e visitas, consolidando São Luiz Gonzaga como referência estadual nas temáticas de Arqueologia e Missões e transformando o MARQ no maior acervo especializado do Rio Grande do Sul.
A Prefeitura de São Luiz Gonzaga e o Museu Arqueológico registram agradecimento especial ao 33º Núcleo do CPERS Sindicato e à empresa Butiá Tur pelo apoio no transporte da biblioteca.
(Com informações do Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga - MARQ)
Últimas Notícias sobre Secretaria de Turismo e Cultura
- 23/01/2026
- 16/01/2026
- 13/01/2026






