Notas de proficiência em Matemática e Língua Portuguesa aumentam nas escolas municipais

O ano letivo de 2024 iniciou com uma excelente notícia para a Rede Municipal de Ensino: o aumento da proficiência média nas notas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) de 2023. No último ano – na segunda metade de novembro e início de dezembro – os alunos do 2º ano, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental dos educandários do município participaram das avaliações do Governo do Estado.

Em comparação com 2022, no 2º ano do Ensino Fundamental, no componente curricular Língua Portuguesa, ocorreu um aumento de 95 pontos, com a proficiência média passando de 555 para 650. Já em matemática, o aumento foi de 79 pontos na proficiência média, passando de 471, em 2022, para 550, em 2023.

Nas turmas de 5º ano, no componente curricular Língua Portuguesa, o aumento foi de 16 pontos (de 193 para 209) e em matemática, 15 pontos de aumento na proficiência média (de 201 para 216). Já no 9º ano do Ensino Fundamental, a proficiência média em matemática era de 238 e passou para 246. Em Língua Portuguesa, foi mantido o percentual de 243 alcançado em 2022. A taxa de alunos do 9º ano que participaram da avaliação e alcançaram o nível básico subiu para 61%.  

A secretária de Educação e Esporte, Mariza Klein Ditz, destacou o envolvimento de todos os integrantes da Rede Municipal de Ensino para que os resultados fossem alcançados. “Iniciamos o ano letivo de 2024 com excelentes notícias. Essa melhora nos índices de proficiência reflete o empenho dos alunos que participaram das avaliações externas, o comprometimento das famílias, a dedicação dos profissionais e das equipes das escolas e os investimentos dos recursos públicos, sempre visando a qualidade do ensino nos educandários municipais. Volto a parabenizar toda a Rede Municipal de Ensino por essa conquista e vamos seguir, trabalhando de forma conjunta, buscando melhorias para as nossas escolas!”.  

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMEDE

Foto: Divulgação / SEBRAE/ Getty Images