Obras do novo prédio da EMEI Ana Paulina iniciam nas próximas semanas    

A Administração Municipal atende mais uma reivindicação da comunidade são-luizense. Nas próximas semanas, iniciam os trabalhos de construção do novo prédio da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ana Paulina Pinheiro, no Bairro Monsenhor Wolski. O projeto, que atende aos anseios da comunidade escolar, será executado pela empresa BS Empreendimento – Eireli, vencedora do processo de licitação, no valor de R$ 925.123,25. Os recursos para a obra são oriundos das ações de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e Salário Educação. 

O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Deise Flores, que integra a Secretaria Municipal de Planejamento, de acordo com as exigências do Ministério da Educação. A obra será executada em duas etapas, com o prazo de um ano para a conclusão dos trabalhos. O novo prédio terá uma área total construída de 932,58m².

 

EXPECTATIVAS

A diretora do educandário, Florisbela Barcelos de Oliveira, lembra as dificuldades enfrentadas no antigo prédio. “Os maiores problemas eram com as infiltrações, o telhado estava danificado e nos dias de chuva intensa, as salas alagavam. Outro problema sério eram as rachaduras nas paredes e algumas salas de aula que eram pequenas para o número de alunos, que têm entre 4 e 5 anos”, afirmou. Para solucionar, em curto prazo, os problemas no educandário, a EMEI Ana Paulina Pinheiro desenvolve as atividades em um prédio alugado desde fevereiro. O imóvel está localizado na Rua São João, número 2384.  

A diretora destaca as expectativas para o novo prédio. “São as melhores possíveis e estamos ansiosas para receber a escola nova. Tudo no projeto é maravilhoso, salas de aula amplas e arejadas, o nosso laboratório de informática vai ter um ótimo espaço, salas de vídeo e biblioteca que antes não tínhamos, refeitório e cozinha comportarão um maior número de alunos, oferecendo um espaço amplo e aconchegante a todos. Também vamos ter banheiros para meninas e meninos totalmente separados, salas para reunião com professores, acessibilidade que é muito importante, tudo dentro das normas. Estamos encantadas! Gratidão a todos os envolvidos”, afirma.

 

PROJETO

A secretária de Educação e Esporte, Rosangela Vidoto, lembra o processo que resultou na construção da nova EMEI Ana Paulina. “O projeto inicial iria realizar apenas uma reforma no telhado, ampliação de uma sala de aula e construção de mais banheiros. Devido problemas no processo licitatório, não foi possível realizar a licitação para a reforma. O antigo prédio também não contemplava mais os 120 alunos do educandário. Com a ajuda da arquiteta Deise Flores, começamos a pensar em um novo projeto, o qual também iria solucionar problemas de ventilação, infiltrações, rachaduras e o pouco espaço físico para o desenvolvimento das atividades pedagógicas”.

Rosangela também comemora a construção do novo imóvel. “Mais uma obra executada pela Administração Municipal e estamos orgulhosos de participar dessa conquista. O novo imóvel irá atender os anseios na parte física e pedagógica, proporcionando um local maravilhoso para a aprendizagem dos estudantes e um ambiente equipado para a atuação da equipe escolar. Com o novo prédio, estimamos um aumento de 40 vagas parciais na EMEI Ana Paulina. Aproveitamos para parabenizar a arquiteta Deise Flores pelo lindo projeto. Estamos ansiosas para o início dessa obra maravilhosa, o que deve ocorrer dentro de um mês”.      

O prédio antigo da EMEI Ana Paulina será demolido. Atualmente no local, são retirados os materiais que podem ser reaproveitados em outras secretarias, como grades, janelas, sanitários, entre outros.  

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Fotos: Divulgação / Secretaria de Planejamento