Prefeitura inicia obras de recuperação da estrada de acesso ao Rincão de São Pedro

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga iniciou mais uma obra executada com recursos próprios do município. Na última quinta-feira (7), a empresa Carpenedo & Cia Ltda – vencedora do processo de licitação – começou os trabalhos de recuperação da estrada de acesso ao Rincão de São Pedro. Orçado em R$ 886.602,42, a recuperação da via será realizada com a adição de um agente estabilizador do solo, o Con-Aid.

O início dos trabalhos foi acompanhado pelo vice-prefeito Mário Trindade; pelo secretário de Planejamento, João Venquiaruti; do secretário de Obras e Viação, Ivanir Coimbra; pelo engenheiro civil da prefeitura, Marcus do Prado; pelos engenheiros da empresa Carpenedo e pelos técnicos da Con-Aid Brasil. O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, comemorou a execução do serviço na localidade. “Como Administração Municipal ficamos muito satisfeitos de poder executar essa obra, atendendo uma antiga reivindicação dos moradores do Rincão de São Pedro. O município será o primeiro da região a utilizar o Con-Aid para a recuperação de estradas e estamos confiantes na durabilidade dos resultados que serão alcançados”, afirmou.

ESTABILIZADOR DO SOLO

O técnico de estradas da Con-Aid Brasil, Fábio Nogueira, explica como funciona o estabilizador químico. “O solo argiloso geralmente apresenta muita poeira e absorve muita água. O Con-Aid busca melhorar as condições físicas do solo, o fazendo expelir a água e resultando na redução da lama, além da diminuição da poeira e do aumento na resistência do solo, o que evita buracos na estrada. A água é a maior inimiga das estradas. Com uma boa drenagem, uma boa escoação, as condições da via após a aplicação do produto podem durar cinco anos, sem a necessidade de manutenção. Caso seja preciso, a manutenção é mais simples e local, não sendo necessário reaplicar o produto”.

EXPECTATIVAS

Moradora do Rincão de São Pedro desde que nasceu, Neiva Anger Santiago, ressaltou as expectativas para a recuperação da estrada. “Dia de chuva os carros atolavam na estrada. Era bem difícil. Mas agora vai melhorar para gente aqui da comunidade, para as pessoas que trabalham na lavoura e também para que os caminhões possam passar carregados”.

Joserley Portela, conhecido como “Palito Portela”, também comemorou o início dos trabalhos na via de acesso. “Essa estrada geralmente tinha muitos buracos e muita poeira. Eu moro aqui há três anos e meio, mas os vizinhos me falaram que essa busca por melhorias na estrada é algo de mais de 20 anos e agora, graças a Deus, a gente conseguiu”.

Com o início dos trabalhos, o trânsito na via está interrompido. A Prefeitura de São Luiz Gonzaga reforça o aviso aos condutores de veículos leves que utilizem o desvio pelo Rincão dos Terra. Já os motoristas de veículos pesados, devem utilizar o desvio pelo Rincão dos Teixeira.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga