Museu Arqueológico recebe a exposição itinerante “Pluralidade – Afro-brasileiros no Noroeste do Rio Grande do Sul”

• Atividade é organizada pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, de Ijuí, com o apoio do Setor Municipal de Cultura

Assunto: Projetos  |   Publicado em: 14/11/2018 às 08:59   |   Imprimir

Até 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, o Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga disponibiliza a comunidade a exposição fotográfica itinerante “Pluralidade – Afro-brasileiros no Noroeste do Rio Grande do Sul”.  A iniciativa busca divulgar a contribuição de diferentes grupos étnicos no processo de formação social, cultural e econômica no Noroeste do Estado.

O material está a disposição do público e já foi visitado por turistas, pela comunidade são-luizense e por alunos da rede municipal e estadual de ensino. Além de disponibilizar informações sobre a trajetória dos afro-brasileiros na região, o museu arqueológico recebeu no ano passado as exposições do projeto Pluralidade sobre os imigrantes e as comunidades indígenas no Noroeste do Estado.

A coordenadora do Setor de Cultura, Irene Borges Notarjácomo, reforça o convite para que a comunidade visite a exposição. “A exposição no Museu Arqueológico fornece um amplo conteúdo para ser trabalhado nas escolas com os estudantes, ampliando o conhecimento sobre as origens dos municípios e a diversidade presente em nossa região. Conhecer nossas origens e valorizá-las é muito importante para preservar nossa história, por isso convidamos a comunidade para visitar a exposição Pluralidade – Afro-brasileiros no Noroeste do RS”.

A atividade é uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semece), por meio do Setor da Cultura, que solicitou o material itinerante do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP). As exposições compõem o Projeto Conhecer para Transformar e são uma promoção da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do RS (Fidene), Unijuí e MADP, com o patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A Administração Municipal agradece o apoio das instituições e a cedência do material para a exposição.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga