Daura Marques Sarmento é eleita presidente da Rede de Apoio à Escola

  • Grupo de trabalho se reuniu na semana passada, no Salão de Atos da 32ª CRE

    Assunto: Projetos  |   Publicado em: 03/05/2018 às 15:58   |   Imprimir

Na semana passada, ocorreu a primeira reunião de 2018 da Rede de Apoio à Escola (RAE). O encontro foi realizado no Salão de Atos da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), ocasião em que foi eleita a nova titular da rede.

Por unanimidade, a representante da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Semece), a psicopedagoga Daura Marques Sarmento foi eleita presidente da RAE. No ano passado, o cargo era exercido pela ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), a advogada Cátia Py, atual secretária da Administração.

Além da votação, o encontro também contou com a palestra “Considerações sobre a prevenção de conflitos no ambiente escolar e a promoção de uma cultura de paz”. A palestra foi ministrada pelas psicopedagogas da Semece, Carla Moura Fiess e Daura Marques Sarmento. “É necessário compreender que as questões relacionadas com o convívio no ambiente escolar vão repercutir na formação do educando para a cidadania, perpassam – ou devem perpassar – a vida de qualquer pessoa, restando claro que é no espaço escolar, com seus atores, que os sujeitos são formados para o respeito aos direitos fundamentais, à democracia e à tolerância. Acredita-se que a escola é um espaço privilegiado para o amadurecimento das relações e convivências, desde as mais simples até as mais complexas” destacaram as palestrantes.   

Após discussões do grupo de trabalho sobre o tema da explanação, foi sugerida uma pesquisa – durante o mês de maio – na qual cada escola irá relatar quais os conflitos existentes em sua realidade e como são feitas as devidas mediações. Os resultados serão expostos na próxima reunião da rede, que ocorrerá no dia 7 de junho.  

A Rede de Apoio à Escola tem o objetivo de mapear e identificar os problemas e situações apontadas pelas escolas que necessitam de intervenção. Além de auxiliar os alunos, a rede busca ajudar as famílias por meio de programas sociais adequados – entre outras orientações específicas a cada caso – para incentivar a permanência do estudante na escola.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação