EMEI Cecília Petry Batista é entregue oficialmente à comunidade

Em grande solenidade ocorrida na manhã desta quinta-feira, Administração Municipal realizou a entrega oficial da Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Petry Batista, que recebeu nos últimos meses importantes obras de reforma e ampliação que transformaram o ambiente escolar em um educandário maior, melhor e, o principal: com mais vagas disponibilizadas na Educação Infantil do município

O clima era de festa. Com seus alunos devidamente acomodados no saguão da Escola, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a direção, professores e funcionários da EMEI Cecília Petry Batista, organizou um grande momento de confraternização junto com a comunidade presente no ato de entrega oficial da Escola após a conclusão das obras de reforma e adequação.

TRAJETÓRIA DA ESCOLA - A diretora da EMEI Cecília Petry Batista, Nara Trindade Garcia, realizou o pronunciamento de abertura da solenidade discorrendo acerca da história do educandário, que iniciou as suas atividades no longínquo ano de 1981, no dia 31 de outubro. Batizada de Tico-Tico, o educandário iniciou no Bairro Cohab e, após diversas transformações e endereços, acabou implantada definitivamente na Vila Marcos, recebendo de Cecília Petry Batista, em homenagem à saudosa professora, esposa do ex-vereador de São Luiz, Adão Eloí Batista e ex-prefeito de Rolador, que fazia parte do grupo que ajudava Sociedade de Amparo à Infância – SAI que mantinha as creches do município em funcionamento.

OBRAS PARA MELHOR ATENDER OS ALUNOS - Com as obras de reforma e ampliação empreendidas pela atual Administração Municipal, a Escola Municipal de Educação Infantil Cecília Petry iniciou o ano letivo com um novo e amplo espaço proporcionado aos professores, alunos e funcionários do educandário. Com as obras efetuadas, orçadas em R$ 199.990,00, a Escola hoje conta com refeitório, cozinha ampla, área de serviço, banheiros amplos e com acessibilidade, sala para os professores estudarem no dia do planejamento, e biblioteca para guardar o acervo da escola e à disposição dos alunos, resultando em cinco salas, uma secretaria, uma área coberta com brinquedos e um parquinho infantil, bem como todas as salas com climatizadores e grades instaladas ao redor da escola para a segurança dos alunos e 18 funcionários.

50% A MAIS DE VAGAS NA EDUCAÇÃO INFATIL - Todas as obras realizadas proporcionaram um acréscimo significativo na oferta de vagas na Educação Infantil. Enquanto em 2015, a Escola ofertava 60 vagas para alunos de 3 a 5 anos de idade, após as obras, a EMEI Cecília Petry conta, hoje, com 90 alunos em sala de aula, representando 50% a mais de vagas na Educação Infantil ofertadas.

TRABALHO EM MEIO A DIFICULDADES - O vereador José Antônio Caetano Braga, representando a presidência da Câmara, enfatizou a satisfação da Administração Municipal contemplar a comunidade com uma escola que atende a todas as necessidades dos alunos, ressaltando que a Câmara também fez parte deste processo. Assim, enalteceu a figura do prefeito Junaro Figueiredo por conta de que, mesmo em meio às dificuldades financeiras, está conseguindo entregar a 5ª escola totalmente reformulada nos últimos meses.

A BASE PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS - O prefeito Junaro Figueiredo, em seu pronunciamento, ressaltou que a reforma e ampliação da Escola proporcionou um acréscimo de 30 novas vagas na Educação Infantil, uma vez que a EMEI hoje conta 90 alunos em sala de aula. Assim, o Chefe do Executivo agradeceu à equipe de professores, atendentes e funcionários pelo grande trabalho realizado na formação das crianças. Neste intuito, salientou que a base de todo cidadão vem dos primeiros anos de aprendizado, e que, na Educação Infantil, as crianças já recebem grande parte do conhecimento e educação que irão definir o seu caráter e cidadania, ressaltando o comprometimento dos profissionais que atuam diretamente com as crianças em sala de aula.

Após, foi realizada apresentação com os alunos, que também entoaram o hino do município. Em seguida, foi efetuado o descerramento da placa de inauguração, representando o ato oficial de entrega da escola reformada e ampliada à comunidade são-luizense. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)