Pista de skate: um sonho de gerações finalmente concretizado!

A realização do 1º Campeonato Street Qix de Skate em São Luiz Gonzaga não foi apenas uma iniciativa de sucesso idealizada por empresários e praticantes do esporte: foi a consolidação de um sonho antigo de jovens de várias gerações do esporte que almejavam ver algum dia uma pista de skate construída na cidade, a exemplo de municípios como Santo Ângelo, que possuía sua própria pista e atraía praticantes do esporte sobre rodas constantemente.

Quando se fala em gerações, denota-se o longo tempo em que a primeira pista demorou a ser concebida. Desde os anos 80 e 90, a cidade sempre contou com grupos de admiradores do esporte, mantendo sempre viva a paixão pelas manobras feitas em cima de um shape (como é conhecida a tábua do skate)! De lá para cá, projetos feitos por esportistas da cidade, inclusive foram encaminhados junto à Prefeitura Municipal, porém, sem obter êxito quanto à sua implantação.

CONSTRUINDO O SONHO – A almejada pista de skate em São Luiz Gonzaga foi uma das primeiras reivindicações levadas pessoalmente ao prefeito Junaro Figueiredo logo nos primeiros dias de seu mandato. Na época, em janeiro de 2013, dois jovens são-luizenses visitaram o Chefe do Executivo levando sob seus braços os skates e um sonho de muitos skatistas de várias gerações: o projeto de uma pista de skate. Concebido pelos jovens em uma folha de caderno e desenhado a lápis, o desenho refletiu a criatividade e convicção dos meninos em reivindicar diretamente ao prefeito, então jovem como eles, o pleito levantado por gerações passadas de skatistas e que, até hoje, continuavam sonhando com uma pista, tendo em vista que a prática do esporte vinha sendo feita em meio aos perigos das vias urbanas, cada vez mais repletas de veículos e com espaços seguros reduzidos.

Ao final da audiência com os meninos, cuja repercussão se transformou em um fio de esperança para a comunidade são-luizense, o prefeito Junaro Figueiredo firmou um compromisso: buscar incessantemente a implantação de uma pista de skate em São Luiz Gonzaga.

CONCEPÇÃO - De lá para cá, foram meses de planejamento, formatação e adequação de projetos, até a equipe de engenharia da Secretaria do Planejamento definir: a implantação da pista de skate seria no Centro Cícero Cavalheiro. Desta forma, com a concepção do projeto, a Administração Municipal conseguiu a contemplação de recursos para a execução das obras através de indenização recebida da América Latina Logística – ALL, concessionária da linha férrea, por meio de ação executada pelo Ministério Público Federal através de seu Procurador da República, Osmar Veronese.

SAINDO DO PAPEL - Após a confirmação de liberação do recurso, em 2014, o prefeito Junaro Figueiredo entregou pessoalmente aos skatistas o projeto da pista, ressaltando que a tão esperada obra sairia do papel ainda em seu mandato, o que foi consolidado em janeiro deste ano, com a entrega à comunidade da primeira pista de skate da cidade. A adesão foi tão exitosa que a pista passou a ser um dos locais mais frequentados por esportistas da cidade, contando com um número cada vez mais crescente de skatistas, unindo, da mesma forma, as gerações que sempre aguardaram a construção da tão sonhada pista.

REVITALIZAÇÃO COMPLETA - Orçado em R$ 292.571,12, o projeto contempla a reforma e revitalização de, praticamente, toda a estrutura da praça, além da implantação da então inédita pista de skate, a primeira estrutura do tipo a ser construída em São Luiz Gonzaga. As obras que estão sendo realizadas compreendem reforma das quadras poliesportivas, dos banheiros, do campo de futebol, da pista de atletismo e dos alambrados, assim como a construção de um novo banheiro com acessibilidade, rampas de acessibilidade, arquibancadas e pista de skate para uso público, bem como instalação de novos alambrados e a reperfilagem da pista de atletismo em Concreto Betuminoso Usinado a Quente - CBUQ, com demarcação de ciclovia. Mesmo em meio à conclusão das obras, a pista de skate foi liberada para os jovens skatistas para seu usufruto.

1º CAMPEONATO DE SKATE – Após a entrega da pista de skate à comunidade em janeiro deste ano, empresários da cidade, com a constatação do grande número de praticantes do esporte em São Luiz Gonzaga, decidiram implementar uma ideia ousada: realizar o 1º campeonato de skate com a presença de skatistas profissionais e campeões mundiais. Assim, no último final de semana, organizado pela empresa Street Games juntamente com outros apoiadores, São Luiz recebeu o 1º Campeonato Street Qix de Skate, evento que reuniu grande número de público e desportistas. Outro fator que destacou ainda mais o campeonato foi a presença dos skatistas profissionais Allan Mesquita, Rodrigo Maizena, Caique Silva e Thiago Pingo, trazidos a São Luiz Gonzaga graças ao trabalho da empresa Mania Sport. Os ídolos realizaram manobras e incentivaram as performances dos nossos jovens skatistas, que foram ao êxtase em dois dias de provas e muita diversão.

DIFERENCIAL - O baterista da banda Filhos do Carbono, que se apresentou no sábado na pista de skate, destacou o marco da implantação da pista e realização do primeiro campeonato. Adepto do esporte há anos, Ricardo Greff salientou que “para um primeiro evento, foi muito bom, pois existem pistas em Santo Ângelo e Ijuí, mas, em nível de campeonato, atletas profissionais ainda não foram convidados a participar, como ocorreu em São Luiz. Foi um diferencial muito importante esses profissionais terem vindo e participado do evento” destacou Ricardo.

UM MARCO PARA A CIDADE - Sobre a implantação da primeira pista de skate, Ricardo, praticante do esporte desde sua infância, salienta: “A implantação desta pista é um marco em nossa cidade muito importante, pois é um sonho que os praticantes do skate na cidade almejam há quase 20 anos e que, finalmente, saiu do papel!”. Para ele, “a praça Cícero é um legado de São Luiz Gonzaga; cidades maiores não possuem uma estrutura parecida com a da nossa praça,  e acho que deveria existir todo ano um evento assim (o campeonato de skate) ou de seis em seis meses, visando colocar São Luiz no circuito estadual que ocorre ao longo do ano, pois é um incentivo em todos os segmentos, o que mescla esporte, música e lazer pra gurizada. Parabéns aos organizadores e apoiadores que ajudaram a realizar um evento esperado por quase 20 anos! Fiquei orgulhoso de ter participado e representado, de alguma forma, o skate em São Luiz. Valeeeuuuuu!!!!!”, finalizou o músico e skatista.

LONGA ESPERA QUE FINALMENTE SAIU DO PAPEL - Sidnei Soares Piasecki, também skatista no início dos anos 2000, enaltece a concretização da aguardada demanda: “Já era esperado de muito tempo essa pista, não apenas da época em que comecei a praticar esse esporte, mas desde os primeiros esportistas do gênero em nossa cidade! Foi uma longa espera mas, finalmente, foi concretizado o sonho que tivemos e que estes novos esportistas de hoje também devem ter sonhado. Sempre achei que um dia o projeto da pista sairia do papel, e creio até que ficou bem estruturada a pista para os amadores do esporte. O campeonato, com certeza, foi genial! Sempre quis que mais pessoas se interessassem pelo skate na cidade e a abertura da pista, juntamente com o campeonato, vai trazer muito mais esportistas para o skate. Enfim, é gratificante ver a pista finalmente pronta  e com muitos jovens usufruindo-a para se divertir e praticar o esporte”, destacou Sidnei.

HISTÓRICO - O organizador do evento, Jean Alexandre Mendonça, enalteceu a participação dos atletas profissionais e dos jovens skatistas de São Luiz e região, que prestigiaram e valorizaram o 1º Campeonato realizado na cidade: “só pelo fato de São Luiz receber atletas profissionais deste nível já é algo histórico. E, o campeonato, por si só, representou que o skate voltou para ficar! A pista, embora ainda precise receber algumas melhorias, como o piso, proporcionou a realização do campeonato e se tornou um grande ponto de referência para a prática esportiva na cidade”, destacou Jean.

“VER A ALEGRIA NO ROSTO DOS JOVENS NÃO TEM PREÇO” - Para o prefeito Junaro Figueiredo, presente no público que acompanhava as manobras, “ver hoje esta pista pronta e a alegria no rosto dos jovens que acreditaram que poderíamos contemplá-los com este sonho realmente não tem preço! A maior satisfação para nós, da Administração Municipal, é ter conseguido atender finalmente esta demanda, tão desacreditada pelos vários anos de insucesso nas tentativas de reivindicações dos esportistas ao Poder Público. Por isso, a emoção de ver nossos jovens usufruindo deste patrimônio conquistado por eles, realmente, é nosso maior prêmio”, finalizou o Chefe do Executivo, dando os parabéns às empresas, colaboradores, apoiadores e desportistas que fizeram possível a realização do 1º campeonato de skate na primeira pista de São Luiz Gonzaga. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga/Foto de Genaro Caetano)