A sineta é tocada: aberta oficialmente a 39ª Feira do Livro de São Luiz

Patronesse Edinara Leão, após discurso emocionado e enaltecendo a importância da literatura em sua vida, realizou a abertura oficial da Feira do Livro na noite desta quinta-feira

Com os estandes recheados de obras literárias para todos os gostos e um público ávido por leitura presente na Praça da Matriz, a 39ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga teve sua cerimônia de abertura realizada na noite desta quinta-feira, 3 de dezembro, ao som de canções interpretadas pela premiada Banda Marcial da URI-São Luiz.

Ao palco, estiveram presentes as soberanas do Município, o prefeito Junaro Figueiredo, a secretária da Educação, Sônia Cuozzo Prates, o representante da Endesa Cien, patrocinadora master da Feira do Livro, Luciano Miranda, a presidente do Instituto Histórico e Geográfico (apoiador da Feira do Livro) e patronesse em 2013, Ivone Ávila, o patrono da Feira do Livro no ano passado, o ex-prefeito Jauri Gomes de Oliveira, e os vereadores Clóvis Veiga e Reni Rodrigues Lopes.

A PALAVRA DA PATROCINADORA MASTER - Em seu pronunciamento, o representante da Endesa Cien, Luciano Miranda, discorreu sobre a importância do mundo da leitura no imaginário dos jovens, e o compromisso da Endesa em apoiar e proporcionar que estes momentos únicos de encontro com a fantasia e o lúdico através dos livros estejam sempre presentes na comunidade onde a conversora atua. Assim, reforçou novamente a parceria da Endesa com a Feira do Livro, evento em que é patrocinadora master e do qual tanto a equipe e direção da conversora orgulham-se de apoiar, sendo uma das feiras literárias mais antigas do Estado.

UMA VIDA DEDICADA À LITERATURA – Com uma citação do jornalista José Grisolia Filho, “Tu és uma semeadora no deserto”, a patronesse da 39ª Feira do Livro, professora e doutora Maria Edinara Leão Moreira, iniciou o seu pronunciamento, narrado em tons poéticos característicos do trabalho renomado da homenageada em sua vida dedicada em levar à literatura ao alcance de todos. Sobre a citação, Edinara bradou: “Chorei, porque, apesar de ser uma das mais belas frases que ouvi nesta existência, ele me deu a dimensão do tamanho de minha solidão, e de que, quem semeia palavras, não sabe onde cairão; o chão do deserto pode ser cruel”.

A patronesse discorreu sobre os principais momentos de sua vida pessoal e profissional, as dificuldades e desafios transpostos na arte de palavrear e no amor à sua profissão, seja na forma de ensinar seus alunos através dos livros literários, como na maneira de incentivar aos mesmos as aptidões criativas e culturais através de projetos consolidados, como o Literarte, criado por Edinara na Escola Estadual Gustavo Langsch (Polivalente), e na participação constante em entidades culturais e literárias de São Luiz Gonzaga, como a Associação São-Luizense de Autores – ASAS, na qual foi a primeira diretora; e a Casa do Poeta, que Edinara foi do grupo de fundadores e presidenta por dois anos. Neste intuito, agradeceu à diretoria atual da Casa do Poeta pela sua indicação à patronesse da Feira do Livro.

Ao final de seu pronunciamento, dedicou sua alegria à sua família, à Administração Municipal pela homenagem como patronesse da Feira e a todas as pessoas que estiveram presentes em sua trajetória no mundo das palavras, ilustrando, de maneira poética, o seu sentimento: “Eu quero ter raiz, ser raiz, mas andar leve como as folhas que despencam das grimpas das árvores sem ninguém notar”, ressaltando que, embora a sua vida profissional tenha proporcionado levar o seu conhecimento e arte a outros pagos, é em São Luiz Gonzaga que a patronesse mantém suas origens, agradecendo a indicação e a oportunidade em representar a feira de literatura mais tradicional do RS.

CELEBRAÇÃO À CULTURA - O prefeito Junaro Figueiredo cumprimentou a patronesse da Feira do Livro e salientou a satisfação pela sua indicação às entidades ligadas à cultura do município, enaltecendo que as palavras de Edinara Leão refletem o espírito com que a feira literária de São Luiz Gonzaga quer transmitir: o amor pelos livros e a importância da cultura literária passada de geração para geração. Neste intuito, agradeceu a todos os colaboradores para a realização de mais uma edição da feira, uma das mais antigas e renomadas do interior do Estado, e que, embora com todas as dificuldades existentes em manter um evento desse porte, a Administração Municipal sempre irá proporcionar que a celebração à leitura e à cultura sejam festejados através da nossa Feira do Livro.

Após os pronunciamentos, foram apreciadas apresentações artísticas premiadas regionalmente da Escola Municipal José Rodrigues, do município de Garruchos, através do grupo de balé e do grupo tradicionalista de danças típicas. Logo após, o patrono da Feira em 2014, Jauri Gomes de Oliveira, passou a sineta à patronesse deste ano, Edinara, para fazer soar o sino junto aos pavilhões, abrindo, oficialmente, a 39ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga