Retomada da obra de pavimentação do acesso ao Sítio Arqueológico de São Lourenço pautou reunião no IPHAN

• Prefeito Sidney Brondani cumpriu agenda em Porto Alegre, ocasião em que conversou com os técnicos do instituto

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 06/09/2022 às 14:49   |   Imprimir

O reinício das obras de pavimentação asfáltica da estrada de acesso ao Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir pautou reunião na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Porto Alegre. Na semana passada, o prefeito, Sidney Brondani, e o prefeito de Entre-Ijuís, José Paulo Meneghine, estiveram reunidos com técnicos do IPHAN para tratar sobre o assunto.

Para a execução do serviço da BR 285 até o local histórico, a equipe da empresa Carpenedo e Cia Ltda. – vencedora do processo de licitação – contratou um arqueólogo, o qual desenvolveu um projeto arqueológico para o trecho. A documentação foi encaminhada ao IPHAN e aguarda a liberação do órgão para continuidade dos trabalhos na via. Conforme os técnicos, devido a grande demanda de serviços, a liberação do projeto do acesso ao Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir tem previsão para ocorrer nas próximas semanas. No dia 8 de setembro, quinta-feira, o prefeito Sidney Brondani, participa de reunião on-line com o superintendente do IPHAN, Leonardo Maricato, para tratar sobre o projeto.

O projeto de pavimentação asfáltica da estrada de acesso ao Sítio Arqueológico de São Lourenço Mártir tem o valor de R$ 10.290.413,00, sendo R$ 9.575.191,00 oriundos do Governo Federal – por meio do Ministério do Turismo – e R$ 715.222,00 de contrapartida do município.

CEDÊNCIA DE ÁREA – Também integrou a agenda do prefeito em Porto Alegre, uma reunião no Palácio da Justiça, com o juiz-corregedor, Luís Antônio de Abreu Johnson. A pauta do encontro foi a solicitação do município para a cedência de parte da área onde foram construídas as sedes do Fórum e do Ministério Público. O Executivo Municipal busca a cedência do espaço localizado atrás dos prédios dos órgãos para a estruturação de uma praça (com academia ao ar livre) e a ampliação da Secretaria Municipal de Saúde.

Em 2008, a área pertencia ao município e foi doada ao Estado do Rio Grande do Sul para a construção dos imóveis. Na época, atuando em São Luiz Gonzaga, o juiz Johnson foi um dos principais responsáveis por viabilizar a construção dos prédios. Conforme o magistrado, a princípio não existem empecilhos para a cedência do espaço ao município, dando prosseguimento ao pedido e aos trâmites legais.

Durante a reunião, Johnson também lembrou do tempo que atuou em São Luiz Gonzaga e do orgulho que tem por possuir o título de cidadão são-luizense. O prefeito Sidney Brondani agradeceu a atenção do juiz-corregedor e informou que o município encaminhará as documentações necessárias para viabilizar a cedência da área.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Fotos: Jacson Brandão / Gabinete do Prefeito