Lar do Idoso São Vicente de Paula receberá 15 cadeiras de rodas via convênio com o Centro Especializado de Reabilitação

• Profissionais do CER visitaram a entidade na segunda-feira (4) para verificar as necessidades dos idosos

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 05/10/2021 às 11:24   |   Imprimir

Os moradores do Lar do Idoso São Vicente de Paula que necessitam utilizar meios de locomoção, receberão novos equipamentos, entre eles, 15 cadeiras de rodas. Na última segunda-feira (4), a equipe do Centro Especializado em Reabilitação Física e Auditiva (CER II), de São Borja, esteve na entidade para a medição dos idosos e também para conhecer cada caso, a fim de fornecer cadeiras de rodas ou outros meios de locomoção (como órteses, próteses, andadores), que melhor atendam às necessidades dos usuários.

A destinação dos equipamentos ocorre por meio de convênio entre o Governo Federal (Ministério da Saúde), Prefeitura de São Borja (Secretaria Municipal de Saúde), 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), CER e Lar do Idoso São Vicente de Paula. Na segunda-feira, a equipe do centro foi recepcionada pelo prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani; pela secretária de Saúde, Clari Ramborger; pela presidente do Lar do Idoso, Cleoni Zanchi e pela responsável técnica do Lar, a enfermeira Karol Hamerski.

Conforme o coordenador do centro, o terapeuta ocupacional Rogério Burtet, o deslocamento até a sede do CER em São Borja, em alguns casos, é difícil e cansativo para idosos. Para facilitar o atendimento, Burtet destacou a importância do contato que existe entre as secretarias municipais de saúde da região com a secretaria de São Borja – coordenada pela secretária municipal Sabrina Loureiro – possibilitando que a equipe vá até os municípios, como ocorreu em São Luiz Gonzaga.

Além do coordenador do CER, a equipe que esteve no Lar do Idoso também era integrada pelas fisioterapeutas Eduarda Bicca e Rauane Almeida e pela técnica em enfermagem, Ariane Lacorte. Os CERs são unidades voltadas ao atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver o potencial físico e psicossocial.

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do CER