Municípios da AMM decidem manter decretos municipais até nova avaliação do Governo Estadual

  • Lideranças buscam reverter a classificação da região como bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado de enfrentamento ao coronavírus  

    Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 14/06/2020 às 19:51   |   Imprimir

           Após videoconferência realizada na tarde de sábado (14), os prefeitos que integram a Associação dos Municípios das Missões (AMM) decidiram – de forma unanime – manter como estão as definições dos decretos municipais em vigência para o enfrentamento da COVID-19. A associação também irá encaminhar um documento a Secretaria Estadual de Saúde solicitando a revisão dos critérios que elevaram a Região das Missões de bandeira laranja (risco médio) para vermelha (risco alto). Os decretos serão mantidos até a nova avaliação do Governo do Estado, a qual deverá ser informada aos municípios nesta segunda-feira (15).   

            No início da tarde de hoje (14), o prefeito Sidney Brondani encaminhou ao governador Eduardo Leite um ofício solicitando uma avaliação e que o município retornasse para a bandeira laranja. Até o momento, São Luiz Gonzaga registrou 10 casos de COVID-19, sendo que todos os pacientes estão recuperados. A cidade também não registra novos casos suspeitos da doença e nem internações de moradores por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

            Além dos prefeitos da AMM, a reunião on-line contou com a participação do titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Iury Sommer; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo; dos deputados Eduardo Loureiro e Capitão Macedo e do representante da Farsul, Luis Fernando.

 

DISTANCIAMENTO CONTROLADO

            O Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul dividiu o Estado em regiões, que são analisadas considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. Conforme o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela (risco baixo), laranja (médio), vermelha (alto) ou preta (altíssimo), o que institui protocolos a serem adotados obrigatoriamente pelos municípios. Mais informações sobre o modelo estão disponíveis no site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/.    

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Divulgação / AMM