Executivo Municipal busca reverter a classificação de bandeira vermelha para São Luiz Gonzaga

• Prefeito Sidney Brondani encaminhou documento ao governador Eduardo Leite solicitando uma nova avaliação

Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 14/06/2020 às 16:18   |   Imprimir

No início da tarde de hoje (14), o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, encaminhou um ofício ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, solicitando a revisão dos critérios que elevaram a classificação do município de bandeira laranja para vermelha, no Modelo de Distanciamento Controlado.

O documento também foi encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo; a coordenadora do Comitê de Dados do Gabinete de Crise, Leany Lemos e ao diretor do Departamento de Economia e Estatística (DEE), Pedro Tonon Zuanazzi.

O Modelo de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul dividiu o Estado em 20 regiões, que são analisadas considerando a velocidade de propagação da Covid-19 e a capacidade de atendimento do sistema de saúde. Conforme o grau de risco em saúde, cada região recebe uma bandeira nas cores amarela (risco baixo), laranja (médio), vermelha (alto) ou preta (altíssimo), o que institui protocolos a serem adotados obrigatoriamente pelos municípios. No documento, o chefe do Executivo Municipal questiona a mudança na bandeira da Região das Missões, na qual o município está incluído. Brondani ressalta que a atual situação de São Luiz Gonzaga está mais estável do que quando o município era classificado como bandeira amarela. O prefeito solicita o retorno do município para bandeira laranja.

Até o momento, São Luiz Gonzaga registrou 10 casos de COVID-19, sendo que todos os pacientes estão recuperados. A cidade também não registra novos casos suspeitos da doença e nem internações de moradores por Síndrome Respiratória Aguda Grave.

AMM

Os prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM) também trabalham de forma conjunta para reverter a classificação da região. Hoje, os prefeitos participam de videoconferência para discutir nova classificação e formas de reverter a situação. A reunião on-line também contará com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo; do titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, Iury Sommer e do presidente da Comissão de Assuntos Municipais da ALRGS, deputado Eduardo Loureiro.

Confira o documento encaminhado pelo chefe do Executivo ao governador Eduardo Leite:

Prezado Senhor;

Ao cumprimentá-lo cordialmente, vimos pelo presente, em virtude da última divulgação acerca do sistema de Distanciamento Controlado contra a Covid-19, realizado pelo Governo do Estado, neste sábado (13/06), no qual contém a mais recente classificação das bandeiras, passando a constar como alto risco a Região de Santo Ângelo (R11), dentre a qual está situada a cidade de São Luiz Gonzaga, dizendo e requerendo o seguinte:

Que, com a mencionada troca de classificação, a qual valerá pelas próximas duas semanas ao menos, importará na adoção obrigatória de medidas mais rígidas de controle e fechamento do comércio.

Excelência, foi com enorme surpresa e perplexidade que recebemos a notícia do novo enquadramento do Município, uma vez que o mencionado Decreto, ao enquadrar São Luiz Gonzaga como bandeira vermelha de risco de contágio pela Pandemia da Covid-19, uma vez que o Município não tem no momento nenhum caso confirmado, nem suspeito, tampouco internado, a não ser um paciente natural da cidade de Roque Gonzales, não havendo casos na nossa microrregião que justifiquem o aumento das restrições a serem impostas à nossa sofrida economia.

A bem da verdade, há de ser dito que tanto São Luiz Gonzaga quanto sua microrregião, estão em uma situação mais confortável do que estavam ainda com a bandeira amarela, passando posteriormente para a laranja, e hoje inexplicavelmente, sendo enquadrada na vermelha. Não temos nenhum caso positivo ou em acompanhamento, nenhum suspeito, nenhum internado, com exceção de um paciente de Roque Gonzales, cujo quadro clínico geral está evoluindo para receber a alta em breve.

Diante dessa realidade a sociedade ao tomar conhecimento do fato anteriormente narrado, ficou estarrecida e questionando as autoridades em busca de explicações que justifiquem tal enquadramento, perplexidade essa a qual comungo com os meus cidadãos, uma vez que sinceramente não encontro explicações plausíveis diante de todos os fatos mencionados, aos quais venham a embasar este recrudescimento.

Questiona-se Douta Excelência, como vou convencer a sociedade para aceitar medidas mais restritivas, se a nossa situação está sob controle e mais confortável do que estava quando passamos para a bandeira laranja? Esta preocupação é de todos os prefeitos da nossa região, uma vez que a população regional recepcionou de forma exemplar todas as medidas de contenção impostas pelo Município, Estado e Federação, a fim de controlar a Pandemia da Covid-19.

Diante do Exposto, requer a Vossa Excelência, que seja revisto os critérios utilizados para adotar a nova classificação do Município de São Luiz Gonzaga/RS, fazendo retornar ao statu quo ante (estado em que - se encontrava - antes) no que tange a classificação de risco.

Aproveito a oportunidade para transmitir-lhe nossos mais elevados votos de estima e consideração.

Sidney Luiz Brondani

Prefeito Municipal

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Governo do Estado