Prefeitura e CEF assinam contrato de financiamento para melhorias em infraestrutura urbana

  • Solenidade ocorreu na última quarta-feira (7), no Salão Nobre

    Assunto: Gabinete do Prefeito  |   Publicado em: 08/08/2019 às 13:58   |   Imprimir

Após um intenso período de análises, estudos financeiros e a atuação de servidores municipais e funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF), ocorreu na quarta-feira (7) a assinatura do contrato de financiamento – no valor de R$ 10 milhões – entre o município e a instituição financeira. A solenidade de assinatura do contrato ocorreu no Salão Nobre da prefeitura e contou com a presença de autoridades do município, representantes da CEF e servidores municipais.

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, deu as boas vindas aos presentes e ressaltou o trabalho desenvolvido pela equipe da Administração Municipal e Caixa. “Para o financiamento ser firmado, a prefeitura precisava estar com as documentações em dia, em nível municipal, estadual e federal e por isso agradeço o comprometimento de todos. Destaco a atuação da Secretaria da Fazenda – do secretário Pedro Heck e do Setor de Contabilidade – e Secretaria de Planejamento – na época, com a coordenação de Révis Moura e o apoio do Setor de Engenharia – que realizaram um brilhante trabalho para entregar a documentação exigida para a obtenção da linha de crédito. Com este recurso, nosso objetivo é realizar a pavimentação de pelo menos 80 quadras do município. Sabemos que não será possível solucionar todos os problemas envolvendo a infraestrutura, mas estamos trabalhando para fazer o que estiver ao nosso alcance, sempre buscando o melhor para São Luiz Gonzaga”.   

O gerente de filial da Gerência Executiva de Governo da Caixa Econômica Federal (GIGOV) de Passo Fundo, Rodrigo Flores Gorski, parabenizou o Executivo são-luizense e destacou que o contrato firmado com o município é o de maior valor na região e será um auxílio importante para melhorias em infraestrutura. Gorski também ressaltou a rapidez em que foi concretizado o financiamento, algo que não ocorre em todos os municípios. O presidente da Câmara de Vereadores, José Antonio Flach Werle, ressaltou que a proposta do financiamento foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo, após reuniões com o Executivo Municipal, o qual será o maior investimento em infraestrutura realizado na história do município. O presidente também destacou a confiança da Câmara de Vereadores no trabalho desenvolvido pelo Executivo são-luizense para a aprovação do financiamento e desejou que os investimentos em infraestrutura atendam as solicitações da comunidade.  

Também participaram da solenidade, o vice-prefeito Mário Trindade; a primeira-dama Maria Lurdes Brondani; os vereadores Paulo César Trindade Garcia e Laureano Castilho; o gerente geral da agência da CEF de São Luiz Gonzaga, Mateus Carlos Koller Apel; o gerente de relacionamento da CEF de São Luiz Gonzaga, Odacir Augusto Mumbach; o presidente da ACI, Marcos Batista da Rosa; o presidente do Sindilojas, Nelson Faleiro; secretários municipais, assessores e representantes de autoridades do município.

PRÓXIMA ETAPA

Nos próximos dias, a Administração Municipal finaliza questões legais do contrato, informando os órgãos fiscalizadores para registro do financiamento. De acordo com o contrato firmado com a Caixa, ainda em 2019, será liberado ao município o valor de R$ 2 milhões para investimentos. O Setor de Engenharia da Secretaria de Planejamento trabalha no projeto a ser executado com a primeira quantia do recurso. Nos próximos 30 dias, o edital de contratação da empresa para a execução da obra deverá ser publicado. Os R$ 8 milhões restantes serão liberados em 2020.  

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga