IPHAN realiza vistoria no Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga

  • Arqueóloga do instituto esteve no município na última semana

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 27/11/2017 às 17:20   |   Imprimir

Na sexta-feira (24), o município recebeu a visita da arqueóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Raquel Machado Rech. Na ocasião, a especialista foi recepcionada pelo chefe do Executivo, Sidney Brondani; pelo secretário da Administração, Alex Nunes e pela chefe do Setor de Turismo, Rose Grings.

Acompanhada pela chefe do Setor de Cultura, Irene Notarjácomo; a arqueóloga realizou uma vistoria no Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga (MARQ), localizado junto ao Centro Esportivo Expedicionário Cícero Cavalheiro.

De acordo com Raquel Rech, a vistoria foi solicitada pela superintendente do IPHAN-RS, Juliana Erpen – a qual tem como foco a região missioneira – para ser aplicado no local um extenso formulário padrão da instituição. “A vistoria buscou identificar quais os pontos que o museu deve receber orientações para se adaptar as novas legislações nacionais que dizem respeito a instituições que salvaguardam acervos arqueológicos, devido o MARQ de São Luiz Gonzaga guardar um rico acervo missioneiro oriundo das reduções de São Luiz Gonzaga e São Lourenço Mártir”, afirmou a arqueóloga.   

SÃO LOURENÇO

Também na sexta-feira (24), a superintendente do IPHAN, Juliana Erpen, em contato via telefone com o prefeito Sidney Brondani, informou que o Ibama aprovou o Termo de Referenciamento para a obra do acesso asfáltico da BR 285 até o Sítio Arqueológico de São Lourenço. Com a autorização, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) estará habilitado para realizar o estudo técnico para a ligação asfáltica entre a rodovia e o sítio arqueológico. Em dezembro, a superintendente do IPHAN, Juliana Erpen, visitará São Luiz Gonzaga para tratar sobre o projeto.   

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga