Centro Cícero Cavalheiro com obras de revitalização avançadas

• Pista de skate e quadra esportiva já estão próximas de sua conclusão; após esta etapa, outros serviços serão executados em toda a praça

Assunto: Secretaria do Planejamento e Gestão  |   Publicado em: 22/07/2015 às 15:07   |   Imprimir

As obras de revitalização do Centro Esportivo Cícero Cavalheiro continuam a ser executadas em ritmo intenso, mesmo com o frequente período de chuvas que vem sendo percebido nas últimas semanas. Até o momento, já estão em fase de conclusão a construção da primeira pista de skate da cidade e de uma quadra esportiva, além do novo banheiro com acessibilidade, bem como também teve início a pavimentação da parte interna da quadra com blocos intertravados.

Nos próximos dias, se as condições climáticas forem favoráveis, terá início uma nova etapa de obras na face leste da praça, com serviço de realocação do parque infantil, assim como drenagem do campo de futebol de areia e relocação da nova quadra de vôlei. Após, deverá ser autorizado o início da pavimentação da pista de atletismo.

REVITALIZAÇÃO COMPLETA - Orçado em R$ 292.571,12, o projeto prevê a reforma e revitalização de, praticamente, toda a estrutura da praça, além da implantação de uma inédita pista de skate, a primeira estrutura do tipo a ser construída em São Luiz Gonzaga. As obras a serem realizadas compreendem reforma das quadras poliesportivas, dos banheiros, do campo de futebol, da pista de atletismo e dos alambrados, assim como a construção de um novo banheiro com acessibilidade, rampas de acessibilidade, arquibancadas e pista de skate para uso público, bem como instalação de novos alambrados e a reperfilagem da pista de atletismo em Concreto Betuminoso Usinado a Quente - CBUQ, com demarcação de ciclovia.

VIABILIDADE - A concepção de revitalizar o Centro Cícero Cavalheiro foi possível graças ao recebimento de indenização por parte da América Latina Logística – ALL, a qual compreende para São Luiz Gonzaga o recurso de R$ 844.729,02, valor determinado pelo Ministério Público Federal em um Acordo de Homologação de Título Extrajudicial a Título de Investimentos Sociais para a concessionária das linhas férreas. Parte deste recurso estará sendo utilizado para a revitalização da praça, assim como já está sendo utilizado nas obras de transformação do prédio do antigo presídio em um Centro Integrado da Cidadania, cujo serviço já está praticamente concluído. O referido acordo judicial foi firmado entre o MPF e a ALL, através do procurador da República em Santo Ângelo, Osmar Veronese, no qual é determinado à concessionária depositar o valor de R$ 8 milhões, divididos em seis parcelas até abril de 2015 para municípios que fazem parte do trajeto da linha férrea cuja concessão pertence à ALL.

ESPECIFICAÇÕES DO PROJETO - De acordo com a Secretaria Municipal do Planejamento e Gestão, os serviços serão realizados simultaneamente por duas empresas, vencedoras de licitação: Reperfilagem da pista de atletismo em CBUQ na extensão de 2.567,37m², a ser realizado pela empresa Rodovias do Sul Pavimentadoras Ltda., no valor de R$ 76.177,35; e reforma das quadras poliesportivas, banheiros, campo de futebol, pista de atletismo e alambrados, construção de banheiro de acessibilidade, rampas e acessibilidade, arquibancadas e pista de skate para uso público, e instalação de alambrados a serem realizados pela empresa Rieger & Mendonça Ltda., serviço orçado em R$ 216.393,77. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga