Obras de revitalização do “Calçadão” começam nesta segunda-feira

Projeto que irá transformar um local de grande movimento no município, a revitalização do trecho conhecido como “Calçadão” – na Rua Treze de Maio, entre a Avenida Senador Pinheiro Machado e a Rua Bento Soeiro de Souza – inicia nesta segunda-feira, 24 de janeiro.

A partir da data, o tráfego de veículos será interrompido no trecho. A prefeitura pede a compreensão da comunidade, moradores e comerciantes até a liberação da pista e a conclusão dos trabalhos. “Sabemos que a execução da obra e a interrupção na circulação de veículos, muda a rotina das pessoas que utilizam o trecho e causam alguns transtornos. Pedimos a compreensão e colaboração da comunidade enquanto o serviço é executado. A revitalização do Calçadão é um grande projeto e com toda a certeza resultará em melhorias para nossa cidade”, destacou o prefeito Sidney Brondani.

CALÇADÃO

A proposta para o trecho é de uma rua compartilhada, na qual a pista de rolamento será alargada e seguirá no mesmo nível das calçadas, que serão separadas por balizadores. A drenagem pluvial será feita por meio de grelha em toda a extensão do lado direito. O projeto também propõe a instalação de parklets como espaço de convívio e como posto de abrigo da Brigada Militar e instalação das sinalizações verticais e horizontais obrigatórias. Futuramente, o trecho passará a ser mão dupla, com a instalação de novos semáforos.

A revitalização integra o projeto de pavimentação com concreto usinado com fibra de polipropileno, atualmente em execução. A obra é realizada pela empresa Hipertex Serviços de Concretagem Eireli (vencedora do processo de licitação), no valor de R$ 1.763.888,13 (recursos próprios do município), incluindo – além da revitalização –  a pavimentação de 11 quadras em diversas ruas do município.

O projeto do “Calçadão” foi desenvolvido pela arquiteta da Secretaria de Planejamento (SEMPLA), Lauriane Brum, e orçado pela engenheira civil Marina Copetti. Já as obras de pavimentação com concreto usinado são acompanhadas pelo engenheiro civil da SEMPLA, Marcus Prado. Confira no link https://bit.ly/3tJlRkJ as ruas contempladas pelo projeto de pavimentação.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMPLA

Fotos: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga