Executivo Municipal apresenta ao COMUTRAN projeto para alterações no Calçadão

• Entre as mudanças, a pavimentação do trecho com concreto usinado e o alargamento da rua, a qual passaria a ser mão dupla

Assunto: Secretaria do Planejamento e Gestão  |   Publicado em: 23/06/2021 às 13:30   |   Imprimir

Durante reunião do Conselho Municipal de Trânsito (COMUTRAN), na última terça-feira (22), a Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA) apresentou um projeto para alterações na Rua Treze de Maio, entre a Avenida Senador Pinheiro Machado e a Rua Bento Soeiro de Souza, trecho conhecido como Calçadão.

O prefeito Sidney Brondani informou que a alteração foi sugerida pela Brigada Militar, por meio do comandante do 14º BPM, Major Eduardo Brum. O órgão de segurança solicitou mudanças no sentido da rua, a qual passaria a ser mão dupla, para facilitar o acesso da BM em casos de emergência.

O chefe do Executivo também destacou que o trecho necessita de frequente intervenção do Poder Público, por apresentar problemas no pavimento de pedras irregulares, não mantendo por muito tempo os reparos realizados. “Mesmo com os reparos, a pavimentação da via apresenta problemas para a trafegabilidade. Além de mudanças no trânsito, esse projeto será uma revitalização do trecho. O Calçadão passará por mudanças, mas continuará sendo o Calçadão”, afirmou Brondani.

PROJETO CALÇADÃO

Conforme a arquiteta da SEMPLA, Lauriane Duarte Brum, a proposta é de uma rua compartilhada – com pavimentação em concreto usinado com fibra de polipropileno – na qual a pista de rolamento será alargada e seguirá no mesmo nível das calçadas, as quais serão separadas por balizadores de jardim, que serviram como limitantes e também proporcionaram a iluminação de piso em toda a extensão da rua. Em decorrência da caída natural do trecho, a drenagem pluvial será feita por meio de uma grelha em toda a extensão do lado direito, seguindo sentido norte da rua.

O projeto também propõe a instalação de parklets de madeira plástica como espaço de convívio e como posto de abrigo da Brigada Militar, além da instalação das sinalizações verticais e horizontais obrigatórias. Quanto ao paisagismo da rua, segundo a arquiteta, serão mantidos alguns canteiros e adicionados outros com uso de árvores símbolos do município – preservando também as palmeiras – por oferecerem sombra, embelezamento e conforto aos cidadãos. “O projeto busca inovação, estética e funcionalidade, além de atender a demanda de modificação no sentido da rua, para via de mão dupla, facilitando assim o tráfego e também o trabalho de emergência quando necessário”, destacou a arquiteta Lauriane Brum.

O COMUTRAN aprovou as mudanças na via, porém solicitou algumas alterações no projeto técnico, as quais serão executadas pela SEMPLA.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMPLA