Investimentos em pavimentação ultrapassam R$ 4,5 milhões em São Luiz Gonzaga

Os investimentos realizados em infraestrutura têm transformado as condições das ruas de São Luiz Gonzaga. Em 2019, a Administração Municipal investiu mais de R$ 4,5 milhões – com recursos próprios – para execução e recuperação do pavimento de diversas ruas do município.

ASFALTO

Finalizado no início de novembro, o projeto de pavimentação asfáltica executado com recursos próprios contemplou 16 quadras, totalizando um investimento de R$ R$ 1.710.000,61 e mais R$ 160 mil para as obras de drenagem e meios-fios. O trabalho de pavimentação asfáltica foi executado na Rua Benjamin Constant (entre as ruas São João e Treze de Maio), na Rua Salvador Pinheiro Machado (entre as ruas David Canabarro e Gomes Carneiro), Rua Pe. Miguel Fernandes (entre as ruas Venâncio Aires e Avenida Senador Pinheiro Machado), Rua General Portinho (entre as ruas General Neto e Andrade Neves) e Rua Silva Jardim (entre as ruas João Goulart e Salvador Pinheiro Machado).

CONCRETO USINADO

Opção de material utilizado pela atual gestão, a Administração Municipal também executa melhorias na pavimentação com concreto usinado com fibra de polipropileno. Após o sucesso do projeto piloto, realizado na Rua Hipólito Ribeiro, no Bairro Marcos, mais vinte quadras receberão nova pavimentação. O serviço e a compra do concreto usinado são um investimento de aproximadamente R$ 2,2 milhões (recursos próprios do município). Também será realizada a drenagem das vias, no valor de R$ 168 mil.

O projeto abrange nove quadras da Rua Mal. Floriano Peixoto (entre as ruas Hipólito Ribeiro e Antônio Gomes Pinheiro); duas quadras na Rua Quintino Bocaiuva (entre as ruas Treze de Maio e Rui Ramos), trecho da Rua General Leovegildo Paiva (entre as ruas Bento Gonçalves e Quintino Bocaiuva) e dará continuidade ao serviço na Rua Hipólito Ribeiro, com mais oito quadras (entre as ruas Gomes Carneiro e Tomas Gonzaga).

O concreto usinado também foi utilizado para melhorias no Materno Infantil, com a reforma do estacionamento do imóvel, no valor de R$ 180 mil.

OPERAÇÃO TAPA-BURRACOS

Nas ruas com pavimentação de blocos irregulares, a Prefeitura de São Luiz Gonzaga promove uma “operação tapa-buracos”. No valor de R$ R$ 413.790,00 – recursos próprios do município – o serviço irá abranger 13 mil m². A obra é executada nas vias que apresentam grandes deformidades (buracos) e consiste em retirar as pedras irregulares do local, adicionar uma camada de pó de brita, recolocar e compactar as pedras novamente.

BLOCOS INTERTRAVADOS

Em 2019, pela primeira vez, a atual gestão executou uma obra de pavimentação com blocos intertravados utilizando somente recursos próprios. O projeto abrangeu a Rua Aparício Mariense, no Bairro Cohab (entre a Avenida Senador Pinheiro Machado e a Rua Venâncio Aires), no valor de R$ 127.475,91.

Mais vias do município também receberão melhorias com blocos intertravados. Por meio de linha de crédito obtida junto a Caixa Econômica Federal, a primeira fase do projeto – no valor de R$ 2.299.278,00 – irá contemplar as seguintes vias: Rua Davi Canabarro (entre as ruas Barão da Passagem e Rio Branco); Rua Gen. Osório (entre a João Goulart e Sepé Tiaraju); Rua Homero Batista (entre a Venâncio Aires e Bento Soeiro de Souza); Rua Sepé Tiaraju (entre a Davi Canabarro e Gen. Neto); Rua Gen. Câmara (entre a Travessa Deoclides e Santos Filho); Rua José Bonifácio (entre a Ernesto Alves e Bento Gonçalves); Rua Vasco Alves (entre a Avenida Senador Pinheiro e a Rua Bento Soeiro); Rua Gen. Portinho (entre a Benjamin Constant e Gen. Raposo e entre a Ernesto Alves e a Quintino Bocaiúva); Travessa Viterbo de Castro (entre as ruas Dinarte V. Marques e Pe. Miguel Fernandes); Travessa Oswaldo Aranha (entre as ruas Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros); Travessa Beltrão Brustoloni (entre a Rua Álvaro Batista e Travessa Oswaldo Aranha) e a Rua Sete de Setembro (entre a Frutuoso da Fonseca e o trecho de pavimentação já existente).

INVESTIMENTOS

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, ressalta que mais projetos voltados a melhoria na pavimentação serão executados. “Foi um processo intenso de economia realizado desde 2017 pelas secretarias e setores municipais. Não foi uma tarefa simples, mas necessária para que o município pudesse realizar investimentos próprios. Manter as contas em dia também possibilitou a obtenção de linha de crédito, no valor de R$ 10 milhões, para promover melhorias em infraestrutura. Para os próximos meses, mais projetos serão executados, atendendo as solicitações da comunidade e melhorando a trafegabilidade nas ruas da cidade”, afirma Brondani.

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga