São Luiz Gonzaga poderá aderir ao programa de financiamento “Avançar Cidades”

Entre as diversas reuniões ocorridas na terça (13) e quarta-feira (14) em Porto Alegre, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, se reuniu com os técnicos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A pauta da reunião foi a adesão do município ao programa “Avançar Cidades”, do Ministério das Cidades.

Após conversa prévia com o presidente do BRDE, Odacir Klein, Brondani se reuniu com os analistas de projetos do banco, Vinicius Tambara e Bruno Martins, os quais informaram que o município está apto a participar do “Avançar Cidades”. O programa possibilita o financiamento de recursos – repassados pelo BRDE – para projetos de infraestrutura urbana (calçamento e recapeamento asfáltico). O “Avançar Cidades” possui um volume maior de recursos, um prazo maior de pagamento (de 10 anos a 15 anos) e juros acessíveis.

Os técnicos do BRDE informaram ao chefe do Executivo que o município deve encaminhar uma “Carta Consulta” ao Ministério das Cidades para definir o valor do recurso que poderá ser aplicado em São Luiz Gonzaga. Após a definição, o município deverá encaminhar ao ministério os projetos de melhorias na infraestrutura urbana. “Sabemos da condição precária de muitas ruas do nosso município, porém não possuímos recursos próprios para executar a restauração dessas vias. Com a possibilidade de participar do ‘Avançar Cidades’, podemos realizar melhorias na infraestrutura urbana e atender as solicitações da comunidade, melhorando a trafegabilidade sem comprometer o orçamento do município”, ressaltou o prefeito Sidney Brondani.

Ao retornar para São Luiz Gonzaga, na quinta-feira (15), Brondani se reuniu com o secretário do Planejamento e Gestão, Révis Moura; com o secretário da Fazenda, Pedro Heck e com o secretário da Administração, Alex Nunes, a fim de repassar as informações obtidas na reunião com o BRDE e solicitar a elaboração da “Carta Consulta”.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Jacson Brandão / Prefeitura de São Luiz Gonzaga