Executivo são-luizense protocola pedido de cedência da área total da Estação Férrea

Na semana passada, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, visitou a unidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Porto Alegre. No local, Brondani protocolou um pedido de cedência de toda a área da Estação Férrea de São Luiz Gonzaga. Atualmente, o município possui o Termo de Cessão de Uso que compreende apenas ao prédio principal da estação, o qual está sob a responsabilidade da empresa que realiza a reforma do imóvel.

Na ocasião, o prefeito foi informado pelo DNIT que seria necessário uma avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), uma vez que trechos da malha ferroviária passaram a integrar o patrimônio histórico nacional.  O chefe do Executivo Municipal também protocolou o pedido no instituto e contatou a superintendente Estadual do IPHAN-RS, Juliana Erpen, sobre o pedido. Na quarta-feira (17), Erpen informou que a solicitação foi encaminhada a sede do IPHAN, em Brasília, para avaliação.

O município busca a cedência de todo o espaço – o qual possui aproximadamente quatro hectares – e do prédio que servia de alojamento e armazém, para a instalação de um complexo cultural e de lazer. “Não queremos que com a conclusão da revitalização do prédio, o local volte a situação de abandono de alguns anos atrás. Por esta razão, vamos buscar a cedência de todo o espaço para a realização de um projeto mais amplo e que traga benefícios para o município”, ressaltou o prefeito Sidney Brondani.

REFORMA

Atualmente, o prédio principal do complexo da Estação Férrea está em reforma e não foi oficialmente entregue ao município. Os danos causados na estrutura durante o processo deverão ser reparados pela empresa que realiza o serviço. O valor investido na obra será de aproximadamente R$ 150 mil, incluído o repasse dos recursos pelo Ministério Público Federal e mais rendimentos da aplicação financeira.

A demora na conclusão da obra ocorre devido uma readequação orçamentária. O município planejava realizar uma pequena reforma no prédio principal e na estrutura utilizada como alojamento e armazém. Porém, a cessão de uso abrange apenas um dos imóveis, sendo necessário refazer o orçamento da obra focando em um único prédio. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão, a revitalização do prédio principal da Estação Férrea deverá ser concluída em fevereiro.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga