São Luiz Gonzaga registra 291 casos confirmados de dengue

  • SEMSA pede o apoio da população no combate ao mosquito vetor da doença

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 19/04/2024 às 16:06   |   Imprimir

Conforme o acompanhamento realizado pelo Setor de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), até quinta-feira (18), São Luiz Gonzaga registrava 291 casos positivos de dengue.

Todas as unidades de saúde do município já notificaram casos da doença dentro das respectivas áreas, o que indica a presença de casos na maioria dos bairros. Mais 52 casos de dengue estão sob suspeita. As amostras foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) para análise.

Nessa semana, o município recebeu a confirmação do primeiro óbito em decorrência da dengue. A vítima possuía comorbidades e era morador do Bairro Duque de Caxias. O falecimento ocorreu no dia 25 de março. O Setor de Vigilância Epidemiológica realizou o levantamento de informações sobre o caso e encaminhou à 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (12ª CRS), em Santo Ângelo. O órgão regional enviou o material à Secretaria Estadual de Saúde para análise dos dados coletados, a qual verificou que o óbito estava relacionado à dengue.

SINTOMAS – A SEMSA solicita à comunidade que fique atenta aos sintomas da doença. Podem ser sinais de dengue, febre com menos de sete dias e pelo menos dois dos seguintes sintomas inespecíficos: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, prostração (cansaço excessivo e exaustão), dor ao redor dos olhos, ausência de manifestações hemorrágicas espontâneas, entre outros. Ao apresentar os sintomas, é necessário ingerir bastante líquido, prestar atenção nos sinais de alerta, NÃO SE AUTOMEDICAR e BUSCAR ATENDIMENTO MÉDICO

PREVENÇÃO – Com o apoio da 12ª CRS, a equipe de Combate às Endemias do município tem adotado os protocolos para a eliminação do mosquito Aedes aegypti e de possíveis criadouros. O apoio da comunidade também é fundamental no combate à doença. Entre os cuidados, não deixar água parada em pratinhos de plantas; evitar o acúmulo de água em calhas, pneus e ralos; manter caixas d’água fechadas; guardar garrafas com o gargalo para baixo; manter as piscinas tratadas adequadamente e os pátios limpos. O uso diário de repelente também é indicado.   

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA 

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga