Consórcio Intermunicipal de Saúde custeará os serviços do Programa de Saúde da Mulher por mais três meses

• Governo do Estado estuda formas de credenciar o Hospital São Luiz Gonzaga para realizar os atendimentos

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 26/04/2023 às 10:08   |   Imprimir

Disponibilizando serviços essenciais para as mulheres de São Luiz Gonzaga e de cidades da região, o Programa de Saúde da Mulher do Hospital São José continuará sendo ofertado no município. A manutenção do serviço foi pauta de reunião, na última terça-feira (25), do Consórcio Intermunicipal de Saúde (COIS), o qual é integrado por nove municípios (São Luiz, Bossoroca, Dezesseis de Novembro, Pirapó, Roque Gonzales, Santo Antônio das Missões, São Nicolau, Rolador e Garruchos).

No início de 2023, após acordo com o Governo do Estado, foi estabelecido que o COIS iria manter – por curto prazo – o atendimento da Saúde da Mulher, arcando com as despesas de custeio (como o deslocamento e pagamento dos profissionais que atuam na unidade), até que a Secretaria Estadual de Saúde definisse a situação com o Hospital São José.

Na semana passada, durante nova reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, foi solicitado que o consórcio renovasse o contrato com o Hospital São José por mais três meses, enquanto o Governo do Estado estuda alternativas para credenciar o Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG) para prestar os serviços, passando a ser referência na 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

Durante a reunião na terça-feira, o prefeito de São Luiz e atual presidente do COIS, Sidney Brondani, discutiu a solicitação da Secretaria Estadual de Saúde com os prefeitos e representantes dos municípios que integram o consórcio. “O COIS repassa ao Hospital São José, aproximadamente, R$ 50 mil por mês, pago proporcionalmente pelos municípios. Caso o HSLG se torne referência na prestação dos serviços de Saúde da Mulher, a instituição passaria a receber recursos do Governo do Estado, não sendo mais necessária a destinação de recursos pelos municípios”, informou Brondani. O atual contrato é válido até 30 de abril. As prefeituras e o COIS trabalham para viabilizar o novo contrato o mais breve possível, mantendo o atendimento gratuito às mulheres de São Luiz e região.

O Programa de Saúde da Mulher oferta exames de mamografia, ultrassom mamária, biópsia de agulha fina e grossa e colposcopia, além de todos os exames e análises patológicas das biópsias realizadas. Os atendimentos são realizados junto ao Centro de Saúde, no Centro de Saúde da Mulher. Mais informações pelo número (55) 3352-9092.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do COIS

Foto: Divulgação / COIS