Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande abre novo prazo para inscrições de pacientes

  • Interessados no atendimento podem realizar a inscrição nos dias 8 e 9 de dezembro, na recepção da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA)

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 30/11/2022 às 15:57   |   Imprimir

O Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande (CEDRG) informa a comunidade, que um novo prazo para inscrição de pacientes será aberto na próxima semana. O novo período de inscrições transcorrerá nos dias 8 e 9 de dezembro, na recepção da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), localizada na Rua Fernando Machado, nº 2899 (no Materno Infantil).

Os pais ou responsáveis por pacientes que tiverem indicação médica para a prática da equoterapia podem realizar a inscrição, sendo necessário apresentar o documento de identidade, CPF e comprovante de residência do paciente e do responsável; informar os dados para contato dos responsáveis; apresentar laudo médico ou atestado (com CID), indicando e liberando o paciente para a prática da equoterapia; e o cartão SUS. 

A documentação será analisada pela equipe técnica do Centro de Equoterapia, que entrará em contato com os responsáveis para agendar as avaliações. A equipe é composta por uma psicóloga, uma fisioterapeuta e um educador físico, os quais analisarão o quadro clínico do paciente/praticante, verificando se ele é apto para a prática da atividade.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. O tratamento ofertado pelo Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande contempla crianças, adolescentes e adultos com diferentes tipos de deficiências físicas e/ou intelectuais, sendo uma terapia complementar importante em casos de Síndrome de Down; paralisia cerebral; doenças genéticas, ortopédicas e musculares; autismo; falta de coordenação motora; entre outras. 

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Centro de Equoterapia Dragões do Rio Grande

Imagem: CEDRG