COVID-19: doses para 2ª aplicação da vacina Janssen deverão ser enviadas ao município depois do dia 5 de dezembro

• Em São Luiz Gonzaga, 980 pessoas receberam a 1ª dose do imunizante

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 02/12/2021 às 08:57   |   Imprimir

Por meio de nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde e informações encaminhadas pelo Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) foi orientada sobre a aplicação da 2ª dose do imunizante contra a COVID-19 em pessoas que receberam a vacina Janssen.

Em São Luiz Gonzaga, 980 pessoas receberam a dose do imunizante (na época, dose única). Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda que seja aplicada a 2ª dose em pessoas vacinadas, no mínimo, há dois meses (podendo o intervalo ser de até seis meses). Mulheres que receberam a 1ª dose da vacina Janssen e, no momento atual, estão gestantes ou puérperas, deverão receber a 2ª dose do imunizante Pfizer.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, não existe uma data exata para a chegada de doses da vacina Janssen ao Estado. A Secretaria Estadual de Saúde foi informada pelo Ministério da Saúde que cerca de dois milhões de doses do imunizante estão em análise no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), com previsão de liberação a partir de 5 de dezembro. Quando as doses forem liberadas e enviadas ao Estado, os imunizantes para 2ª dose serão encaminhados aos municípios.

A SEMSA informa a população que mais informações sobre o cronograma de vacinação serão divulgadas assim que o município receber novas orientações. A pasta reforça o pedido para que as pessoas realizem a vacina contra a COVID-19 conforme o cronograma estabelecido; usem máscaras de proteção facial ao circularem pelas ruas e estabelecimentos; evitem aglomerações; realizem com frequência a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel; entre outras ações para evitar a disseminação do vírus.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Sander Koning/AFP