Campanha Nacional de Multivacinação encerra nesta sexta-feira

• Público-alvo da mobilização são crianças e adolescentes menores de 15 anos

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 26/10/2021 às 13:47   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) lembra aos pais e responsáveis que a Campanha Nacional de Multivacinação encerra nesta sexta-feira, 29 de outubro. A mobilização tem como público-alvo crianças e adolescentes menores de 15 anos, com o objetivo de avaliar a caderneta de vacinação e colocar em dia a situação vacinal, diminuindo a incidência de doenças imunopreveníveis, proporcionando a eliminação ou erradicação dessas doenças.

O “Dia D” da campanha ocorreu em 16 de outubro, sábado. Na data, todas as unidades de saúde realizaram atendimento – das 8 horas até às 17 horas – para verificar a situação vacinal de crianças e adolescentes. Segundo a coordenadora do Centro de Saúde, Águeda Balbé, durante o Dia D, cerca de 76% das crianças e adolescentes que estiveram na unidade de saúde receberam algum imunizante que integra o calendário vacinal (como as vacinas contra sarampo, meningite, caxumba, entre outras).

A enfermeira também ressaltou a necessidade de procurar as ESFs até o dia 29. “É muito importante que até sexta-feira, todos aqueles que ainda não participaram da campanha, que procurem a unidade de saúde da área de residência. Os responsáveis devem levar as crianças e adolescentes até a unidade de saúde da área domiciliar, portando a caderneta de vacinação do menor de idade para ser revisada e atualizada. Também é necessário apresentar o cartão do SUS. Só assim conseguiremos diminuir ou até erradicar essas doenças que os imunizantes fazem parte do calendário vacinal e já possuem um método eficaz de prevenção, que é a vacina”.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga