Nova etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza inicia nesta terça-feira

• A partir do dia 11, idosos com 60 anos ou mais e professores poderão receber a vacina

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 07/05/2021 às 13:54   |   Imprimir

Nesta terça-feira, 11 de maio, inicia uma nova etapa da 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.  A partir do dia 11, o público-alvo da imunização será ampliado para idosos com 60 anos ou mais e professores. A campanha também segue vacinando crianças (de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.

As doses da vacina contra a gripe são aplicadas no Centro de Saúde e nas ESFs nos bairros do município. Para a imunização, é necessário ir até a unidade de saúde da área de domicílio e apresentar a caderneta de vacinação, cartão SUS e documento de identificação. Conforme estimativa, a 2ª etapa da campanha deverá imunizar 406 professores e 7.198 idosos.

A Secretaria da Saúde informa que não é recomendada a aplicação simultânea das vacinas contra a gripe e COVID-19. A orientação é que a dose da vacina da gripe seja aplicada, no mínimo, após 14 dias da vacinação contra o coronavírus. Também é indicada a aplicação da vacina contra a influenza após 30 dias do resultado positivo para COVID-19 ou recuperação clínica total.

CALENDÁRIO

A população alvo é imunizada conforme o calendário elaborado pelo Ministério da Saúde, com datas priorizando grupos específicos:

12 de abril a 10 de maio – crianças (de seis meses a menores de seis anos); gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde;

11 de maio a 8 de junho – idosos com 60 anos ou mais e professores;

9 de junho a 9 de julho – comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, passageiros, urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A Secretaria de Saúde chama a atenção para a importância da imunização dos públicos-alvo contra a influenza para a saúde de toda a comunidade!

AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga