Resoluções do Governo do Estado definem cronograma de vacinação contra a COVID-19 

  • Publicações estão disponíveis de forma on-line para acesso da população  

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 08/02/2021 às 10:08   |   Imprimir

Assim como em campanhas de imunização já realizadas, a vacinação contra a COVID-19 ocorre conforme determinações de órgãos federais e estaduais. Em São Luiz Gonzaga, a vacinação iniciou no dia 20 de janeiro, de acordo com nota técnica divulgada pelo Governo do Estado.  

A nota – disponível no link estado.rs.gov.br/upload/arquivos//nota-tecnica-populacao-vacinas-covid19-18jan21.pdf – destaca os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Nessa primeira remessa de vacinas, o município recebeu 401 doses, as quais foram utilizadas para imunizar idosos residentes em instituições de longa permanência (ILPIs); trabalhadores de saúde do hospital e da rede básica de saúde. Segundo estimativa, São Luiz Gonzaga possui 1.021 trabalhadores em saúde.  

    

RESOLUÇÕES  

As resoluções nº 007/21 e 009/21 (disponível no link coronavirus.rs.gov.br/upload/arquivos/202102/01100849-resolucao-009-21-vacinas.pdf) da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS) – órgão vinculado à Secretaria Estadual de Saúde – definiram como realizar a vacinação de acordo com a destinação de mais doses ao município.  

Na resolução do CIB/RS nº 007/21 – confira o documento no link estado.rs.gov.br/upload/arquivos//28151733-recomendacao-tecnica-cib.pdf – consta o ordenamento prioritário da vacinação e observações detalhando os locais de atuação dos grupos estipulados, com 12 itens a serem seguidos para a imunização.  

 

REMESSAS DE VACINA   

Na segunda remessa de vacinas recebidas pelo município, a Secretaria de Saúde seguiu atendendo as definições estipuladas pelo Governo Estadual. Com mais 290 doses disponibilizadas, foram vacinados os demais profissionais da Atenção Básica das unidades de saúde; coletadores de swab nasofaríngeo e profissionais de saúde liberais inscritos no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES).  

Ainda estão disponíveis doses para o Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG) e profissionais de saúde do 4º Regimento de Cavalaria Blindado (RCB). Devido ao tempo de validade da vacina (seis horas após a abertura do frasco), as aplicações estão agendadas para esta semana a fim de evitar o desperdício.  

Na terceira remessa, o município recebeu 90 doses. Do total, 89 foram para profissionais de saúde liberais que constam na lista da categoria de grupos prioritários dos profissionais de saúde e uma dose para um idoso que reside em ILPI.  

 

ETAPAS  

Até o momento, o município recebeu 781 doses da vacina (três remessas).

De acordo com o Governo do Estado, está previsto o início da vacinação dos idosos com 85 anos ou mais. Segundo estimativas quanto ao número de idosos no município, 1.167 possuem 80 anos ou mais; 930 estão entre os 75 – 79 anos; 1.340 estão na faixa etária dos 70 – 74 anos; 1.714 possuem entre 65 – 69 anos e 2.047 estão entre os 60 – 64 anos de idade. 

Com a possibilidade de início da imunização dos idosos com 85 anos ou mais, é importante destacar que – de acordo com informativos técnicos já publicados – pacientes oncológicos, transplantados e imunossuprimidos só poderão realizar a vacina mediante apresentação de atestado médico.  

Futuramente, também só poderão se vacinar contra a COVID-19 mediante apresentação de atestado, as gestantes, puérperas e lactantes. As informações dos próximos grupos prioritários da vacinação e novas remessas de doses recebidas pelo município estarão disponíveis no site da prefeitura, o www.saoluizgonzaga.rs.gov.br.  

Mais informações também podem ser obtidas no Centro de Saúde Lourivaldino Furtado, localizado na Avenida Senador Pinheiro Machado. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 horas até às 13 horas. Informações pelo número (55) 3352-9080. 

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da Secretaria de Saúde

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga