COVID-19: primeiras doses da vacina são aplicadas em São Luiz Gonzaga

• Imunização iniciou na quarta-feira (20), pelos profissionais que atuam na linha de frente no combate a pandemia

Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 21/01/2021 às 10:32   |   Imprimir

Uma nova esperança na luta diária contra a pandemia da COVID-19. Na tarde de quarta-feira (20), as primeiras doses da vacina contra o vírus foram aplicadas em São Luiz Gonzaga. Um ato simbólico, realizado no auditório do Centro de Saúde, marcou o início da imunização.

Para prestar uma homenagem, seis profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia foram os primeiros imunizados: os médicos José Renato Grisolia, José Carlos Simões e Luis Grings; a técnica em enfermagem Jaqueline Nascimento de Miranda; a enfermeira Carina Pilecco e a profissional que atua na higienização da ala COVID no hospital, Taíse Camargo Ávila. As vacinas foram aplicadas pelos vacinadores mais antigos da Rede Municipal Saúde, os quais já participaram de diversas campanhas de imunização.

O prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, comemorou o início da imunização em todo o país. “A vacina é esperada há muito tempo e iniciar a vacinação pelos profissionais que estão na linha de frente é algo fundamental para zelar pela saúde de quem cuida de todos nós. Quero agradecer o envolvimento, a dedicação de cada profissional. Lamentamos os óbitos todos os dias, mas temos esperança que, em breve, teremos mais vacinas e mais pessoas imunizadas. Confesso que tivemos momentos difíceis, mas isso nos reanima para seguir lutando”. O chefe do Executivo reforçou o pedido para que a comunidade continue mantendo os cuidados necessários para evitar a disseminação do vírus.

O ato simbólico também contou com a manifestação da secretária de Saúde, Clari Ramborger; da administradora do Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG), Iria Diedrich; da coordenadora do Centro de Saúde, Águeda Balbé; do médico José Renato Grisolia (diretor técnico do HSLG); do médico Luis Grings (diretor técnico as Secretaria Municipal de Saúde), os quais destacaram o trabalho realizado no município para salvar vidas e a necessidade de seguir com os cuidados para evitar a COVID-19.

TRABALHO E A PANDEMIA

A enfermeira Carina Pilecco, que atua na ala COVID do HSLG, falou sobre a rotina de trabalho e sobre ser uma das primeiras profissionais a receber a vacina. “Fiquei muito feliz e mais feliz ainda por saber que as colegas do hospital também irão ser imunizadas. A rotina da enfermagem tem sido bem exaustiva. Eu digo sempre que a enfermagem, além de amor ao próximo, ela tem que ser resiliente. Nós caímos, mas levantamos cada vez mais fortes. Precisamos ajudar as pessoas que estão internadas, na maioria das vezes ficam sozinhos, longe dos familiares. Da mesma forma que nós nos apoiamos como equipe. Somos seres humanos e precisamos de apoio”, afirmou.

A técnica em enfermagem Jaqueline Nascimento de Miranda – a qual atua no Laboratório Municipal e é uma das profissionais que realiza a coleta das amostras de pacientes enviadas para análise do Lacen – também comentou sobre o trabalho durante a pandemia. “Apesar de ser uma época muito difícil, tem sido gratificante poder ajudar outro ser humano, trabalhar em prol da saúde da população. A vacina é algo novo, que pode acabar assustando, se escuta um pouco aqui e ali. Mas me senti bem, de certa forma reconhecida. Claro, na profissão ninguém é melhor que ninguém, mas o reconhecimento nos incentiva a seguir em frente”.

Até o momento, o município recebeu 401 doses da vacina. A primeira etapa da vacinação irá imunizar os profissionais que atuam no ambulatório da COVID-19 e trabalhadores envolvidos no atendimento de pacientes com COVID-19; profissionais que atuam no atendimento de pacientes com a doença no Hospital São Luiz Gonzaga (ambulatório e ala COVID); os vacinadores e também os idosos e profissionais de instituições de longa permanência para idosos.

Larissa Dorneles / AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga