Caso suspeito de coronavírus tem resultado negativo

  • Jovem estava em isolamento domiciliar desde 13 de março

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 24/03/2020 às 23:19   |   Imprimir

O primeiro caso suspeito de coronavírus (COVID-19) em São Luiz Gonzaga – um estudante universitário de 19 anos, o qual retornou do Paraguai – obteve resultado negativo. A informação foi encaminhada ao município no final da tarde de terça-feira (24), pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS), de Porto Alegre. O jovem estava em isolamento domiciliar desde o dia 13 de março.

Atualmente, o município possui uma paciente em monitoramento e outra paciente da qual foi realizada a coleta de material para exames, também na terça-feira. As amostras foram encaminhadas para o LACEN. Ambas estão em isolamento domiciliar e não apresentam complicações de saúde. “Recebemos nessa semana novas diretrizes do Ministério da Saúde para a realização da coleta de material a ser encaminhado para exame. Pelos novos critérios de avaliação, somente será coletado material de pacientes com sintomas graves de infecção respiratória e de profissionais da saúde que apresentarem sintomas respiratórios”, esclareceu a coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Águeda Balbé.  

ATENDIMENTO

Desde segunda-feira (23), a ESF Centro Juvenil Lanzini (ao lado do INSS, na Rua São João, nº 1455) realiza atendimento exclusivo aos pacientes com sintomas respiratórios (síndrome gripal). A unidade de saúde funciona em três turnos, de segunda a sexta-feira, das 7 horas ao meio-dia, das 13 horas até às 16 horas e das 18 horas até às 22 horas. A iniciativa tem o objetivo de atender os pacientes com infecção respiratória, diminuindo a possibilidade de transmissão do COVID-19.

A Secretaria de Saúde (SEMSA) também disponibilizou o número (55) 9 8439-9690 para que a população possa sanar dúvidas sobre o coronavírus. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 horas até às 22 horas. A pasta também reforça o pedido para que a comunidade evite sair de casa, apenas em situações de extrema necessidade. Faça sua parte!

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Foto: Ilustração