Secretaria de Saúde alerta sobre a importância da vacinação

  • Campanha contra o Sarampo e Poliomielite deverá ocorrer em agosto

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 12/07/2018 às 14:51   |   Imprimir

A vacinação é um dos métodos mais eficazes e seguros para a prevenção de diversas doenças. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Nacional de Imunizações é referência internacional ao promover o acesso gratuito da população as vacinas (conforme orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS). Crianças, adolescentes, adultos e idosos devem comparecer as unidades de ESF para manter as vacinas em dia, independente se há ou não campanha de vacinação em vigência.  

Do dia 23 de abril a 22 de junho, ocorreu a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. No município, a meta geral de vacinar 90% do público alvo foi superada, encerrando a campanha com uma taxa de 93,73%. Porém, o índice de cobertura vacinal de crianças (de 6 meses a 9 anos de idade) foi baixo (65,95%), o que preocupou a Secretaria de Saúde. Com a proximidade da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite (que deverá ocorrer durante o mês de agosto) e o Calendário Nacional de Vacinação  de Rotina, a Secretaria de Saúde alerta para a importância da vacinação para a prevenção de doenças.  

PREVENÇÃO

A coordenadora do Centro de Saúde, a enfermeira Patrícia Bressan, ressalta os esforços do poder público para atender a comunidade. “A vacinação é uma ferramenta para impedir a ocorrência de doenças na população. Por este motivo existe uma grande mobilização por parte da esfera nacional, estadual e municipal para adquirir insumos e capacitar profissionais para atender com qualidade e prontidão no Setor de Imunizações. Nesta semana, por exemplo, duas servidoras municipais participaram de capacitação em Santo Ângelo sobre as Salas de Vacina. Por isso, as pessoas podem ficar tranquilas ao serem vacinadas”. 

A enfermeira também ressalta a importância de guardar e manter atualizada a Caderneta de Vacinação. O documento pode ser solicitado em escolas, por instituições de saúde e exigido profissionalmente por algumas empresas. “Vale destacar que algumas doenças estão ressurgindo, como a poliomielite (que havia sido erradicada das Américas) e o sarampo, que já havia sido eliminado do Brasil e voltou a registrar casos neste ano, sendo necessária a imunização”, alerta Patrícia. Em caso de dúvidas sobre ter realizado ou não alguma vacina, o interessado deve procurar a equipe do ESF correspondente à área domiciliar.

CONTRAINDICAÇÕES

As vacinas podem causar reações alérgicas, mas estudos comprovam que manifestações graves são muito raras. “São poucas as pessoas que possuem contraindicação real a vacinação. Assim, embora nenhuma vacina esteja totalmente livre de provocar reações, é importante destacar que os riscos de complicações graves ligados à vacinação são muito menores do que das doenças contra as quais a pessoa está se imunizando”, destacou a coordenadora.

Para atender a demanda dos casos mais graves, existe o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), o qual oferece vacinas a pessoas com indicação clínica restrita. O cidadão que precisa de vacinas especiais fornecidas pelo centro (como portadores do vírus HIV, de imunodeficiência congênita, que realiza tratamento de quimioterapia, entre outros) deve ser avaliado por uma equipe de saúde. O profissional responsável irá elaborar um relatório com o diagnóstico e um breve histórico da doença do paciente. Em seguida, o cidadão precisa ir ao Centro de Saúde portando o relatório e os exames necessários, solicitando a vacina especial e sendo vacinado conforme o manual do CRIE.

 A Rede Municipal de Saúde está a disposição para atender a comunidade e sanar as dúvidas existentes sobre vacinação, reforçando o pedido para adesão na Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, a qual ocorrerá no próximo mês.  

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga