Prefeitura realiza a substituição da rede de água do Bairro União

• Antes das obras, diversas famílias ficavam sem água durante dias, em especial nas estações mais quentes

Assunto: Secretaria de Obras e Viação  |   Publicado em: 20/12/2019 às 07:58   |   Imprimir

Uma antiga necessidade do Bairro União foi sanada. Por quase três décadas, os moradores do local enfrentaram um sério problema no abastecimento de água, agravado nas estações mais quentes.  Diversas casas ficavam dias sem água, obrigando os moradores a buscarem outras formas para poder cozinhar, lavar roupa e até mesmo para tomar banho. Para solucionar o problema, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras e Viação, realizou a substituição da rede de água central do bairro e as ligações até as casa.

Ao invés de uma mangueira simples, a rede central conta agora com cano de 40 milímetros. Já os canos de ligação com as residências possuem 25 milímetros. Com a substituição, a água – proveniente de poço do município – irá abastecer mais de 50 famílias o ano todo, em especial as que residem mais próximas ao final do bairro.

Emocionada, a moradora do Bairro União, Iraci Pedroso, lembrou as dificuldades enfrentadas nos quase dez anos que mora no local.  “Novembro, dezembro, janeiro e fevereiro nós não tínhamos água. Íamos até uma sanga para lavar roupa e buscávamos água de gaiota. Agora, graças a Deus, temos a nossa água. Só tenho a agradecer ao prefeito, vice e a equipe da prefeitura que esteve aqui trabalhando”.

Morador antigo do Bairro União, Gabriel Paiva, comemorou as melhorias no abastecimento de água. “Desde que eu estou aqui, nós que moramos no fundo da vila, para tomar banho era só da meia-noite em diante. Ás vezes, as crianças não tinham como tomar banho para ir para escola ou creche. Agora até brinco com o pessoal, que a água ficou forte demais”.

De acordo com o prefeito Sidney Brondani, nas próximas semanas, a Administração Municipal realizará melhorias na rua principal do Bairro União. O Executivo são-luizense também estuda promover adequações para que o transporte escolar realize mais paradas no bairro para buscar os estudantes, em especial nos dias de chuva.