Prédio próprio do CREAS é inaugurado

A manhã de quarta-feira (10), foi marcada pelo ato simbólico de inauguração do prédio próprio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de São Luiz Gonzaga. A solenidade contou com a participação de autoridades, imprensa e da comunidade.

Na ocasião, o prefeito Sidney Brondani destacou a importância do centro especializado. “A equipe do CREAS realiza um trabalho essencial, buscando a proteção social e defesa de pessoas e famílias em situações de violação de direitos e de violência. É uma realidade muito difícil e só tenho a parabenizar o trabalho desenvolvido pela equipe do CREAS, a qual é coordenada pela assistente social Valéria Castro. Esperamos que esse novo imóvel atenda as demandas do centro e das pessoas que aqui são atendidas”, afirmou.

Entre os presentes no ato inaugural, o vice-prefeito Piti Werle; o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Lourenço; a secretária de Ação Social e Comunitária, Nelvia Tavares; vereadores são-luizenses e servidores municipais. Após os pronunciamentos, ocorreu o desenlace da fita inaugural do prédio próprio do CREAS e os presentes foram convidados a conhecer as novas instalações.

A construção do imóvel foi um investimento de aproximadamente R$ 450 mil, valor oriundo de proposta voluntária com recurso do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – com o apoio do deputado federal Osmar Terra (MDB) – e contrapartida do município. O prédio próprio do CREAS possui 216,60 m² e foi construído ao lado da sede da Secretaria Municipal de Ação Social e Comunitária, na Rua Silva Jardim, nº 2625. Mais informações também podem ser obtidas via WhatsApp, por meio do número (55) 3352-6560.

ATENDIMENTOS – O CREAS de São Luiz Gonzaga possui uma equipe formada pela assistente social Valéria Castro, a qual também coordena o centro especializado; pelas psicólogas Liliane Ribeiro Ortiz e Lara Remus; e pelo advogado Renato Oliveira Moraes. O público-alvo do centro são famílias e indivíduos (crianças, adolescentes, idosos, deficientes físicos e mentais e mulheres vítimas de violência) em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; entre outras.

O CREAS possui uma média – entre todos os serviços e segmentos sociais – de 85 atendimentos mensais. Entre eles, atendimentos psicológicos e psicossociais, visitas domiciliares e atendimentos de medidas socioeducativas. A equipe do centro também comparece em audiências, participa de mediações para acolhimento de idosos em entidades de longa permanência e elabora relatórios e pareceres psicossociais.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Fotos: Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa