COMDEMULHER conclui encontros da capacitação de combate à violência contra a mulher

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (COMDEMULHER) concluiu no mês de setembro os encontros da 1ª Capacitação sobre Combate à Violência Contra a Mulher. As últimas palestras ocorreram na semana passada, no Centro de Artes Lucas Franco de Lima. O público alvo da capacitação foram os agentes comunitários de saúde (ACSs), com o objetivo de promover ações de combate à violência contra as mulheres em São Luiz Gonzaga.    

O terceiro e último encontro de capacitação iniciou com breve debate com os ACSs, coordenado pela a delegada Tanea Regina Bratz e a integrante do COMDEMULHER e psicóloga Vanessa Ibargoyen. Após, ocorreu a palestra da advogada e integrante da Comissão da Mulher Advogada da OAB/Subseção São Luiz Gonzaga, Maitê Bakalarczyk Corrêa. Na ocasião, a profissional informou os presentes sobre as ações da OAB e da Comissão da Mulher Advogada, além de explicar as formas de acesso do cidadão ao judiciário, por meio da advocacia (pública e privada).

O promotor de justiça Marcos Roberto Lamin realizou sua fala com o tema “Combate à violência doméstica e familiar contra a mulher na perspectiva do Ministério Público”. A capacitação também contou com a presença do presidente da OAB/Subseção São Luiz Gonzaga, Lucas Adams Wesz, o qual afirmou o interesse de manter a parceria entre o conselho e a ordem.  

A 1ª Capacitação sobre Combate à Violência Contra a Mulher iniciou em junho, com palestra ministrada pela psicóloga Vanessa Ibargoyen, abordando o tema “Empoderamento feminino e a violência doméstica”. O segundo encontro da formação ocorreu em julho, com a realização de um “Papo de Responsa” da Polícia Civil, destinado aos participantes. A atividade contou com a participação da delegada Tanea Regina Bratz; do inspetor Luiz Eduardo Morais; da escrivã Rubiane Minozzo Cardoso; da escrivã e conselheira do COMDEMULHER, Edna Ferreira da Silva e do escrivão Wagner Pacheco.

O COMDEMULHER agradece a participação dos ACSs, os quais são agentes fundamentais para o combate a violência contra a mulher em São Luiz Gonzaga. Agradecimentos aos palestrantes que se uniram ao projeto. O conselho também agradece o apoio da Secretaria de Ação Social e Comunitária; Ministério Público; Polícia Civil; OAB/Subseção São Luiz Gonzaga; Secretaria de Turismo e Cultura; Secretaria de Saúde; CRAS; Emater/RS-Ascar e Posto da Mulher. A presidente do COMDEMULHER, Silvana Mazzanti Barroso, agradece aos conselheiros pela atuação no projeto.  

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga

Fotos: SEMASC e Assessoria de Imprensa