PAA beneficia 65 famílias do município em situação de vulnerabilidade social

Na semana passada, a Secretaria de Ação Social e Comunitária – por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) – realizou a primeira entrega de cestas com itens adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério da Cidadania. As 65 famílias beneficiadas se reuniram no Centro Integrado da Cidadania (CIC) para receber os itens. O Lar Escola e a APAE também são beneficiados pelo programa.

Os alimentos foram adquiridos de agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), por meio de chamada pública realizada em julho. Os agricultores irão fornecer os alimentos até o final do ano, quando uma nova chamada será realizada. Entre os itens que integram as cestas, estão: tomate, alface, batata doce, melão, cenoura, canjica, mandioca, cebola, tempero verde, entre outros. As entregas serão realizadas quinzenalmente, beneficiando famílias cadastradas no programa Bolsa Família e que não possuem fonte de renda, estando na faixa de extrema pobreza. Por meio do PAA, 130 famílias serão beneficiadas por mês.

Na semana passada, aproximadamente 2.850 quilos de alimentos foram entregues pela secretaria. Na ocasião, o vice-prefeito Mário Trindade destacou o trabalho da pasta para a implantação do PAA no município. “Acompanhei a busca da Secretaria de Ação Social para que São Luiz Gonzaga fosse contemplada com o PAA e pudesse ajudar diversas famílias, além de adquirir os alimentos de agricultores do município, incentivando a agricultura familiar. Parabenizo a secretária Nelvia Tavares e a equipe da pasta, que tornaram esse momento possível e agradeço a atenção dedicada ao município pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra”.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) busca promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. O PAA compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

Larissa Dorneles / AI Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMASC

Fotos: Divulgação / SEMASC