Desconto de 20% ou 10% no pagamento em parcela única do IPTU 2021 segue até segunda-feira

• Com o dia 17 de abril caindo em um sábado, vencimento da 2ª parcela do imposto também ocorre no dia 19

Assunto: Secretaria da Fazenda  |   Publicado em: 16/04/2021 às 08:24   |   Imprimir

Conforme consta na lei que fixa o calendário do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021, caso a data de pagamento coincida com um sábado, domingo ou feriado, o vencimento deverá ocorrer até o primeiro dia útil posterior ao prazo. Com o dia 17 de abril caindo em um sábado, o fim do prazo para descontos no pagamento do imposto em cota única e o vencimento da 2ª parcela do IPTU ocorrem nesta segunda-feira, 19 de abril.

DESCONTOS E PARCELAMENTOS

Os contribuintes sem dívida com o município – ou com parcelamentos em dia – podem realizar o pagamento em cota única, com desconto de 20%, até o dia 19 de abril. Para os contribuintes em dívida com a municipalidade ou parcelamentos em atraso e que efetuarem o pagamento em parcela única até 19 de abril, o desconto será de 10%.

Já para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, com a data de vencimento caindo em um sábado, a 2ª parcela do IPTU 2021 poderá ser paga sem a incidência de juros ou multa até o dia 19 de abril. O vencimento das demais parcelas segue no dia 17 de cada mês (com a data caindo em dia útil).

A Secretaria da Fazenda lembra que, devido a pandemia da COVID-19, o vencimento da primeira parcela foi flexibilizado e poderá ser paga até 17 de dezembro de 2021, sem a incidência de juros ou multa.

ATENDIMENTO

A Secretaria da Fazenda informa aos cidadãos que é disponibilizado álcool em gel para o atendimento e ressalta a obrigatoriedade do uso da máscara de proteção facial para ingressar na prefeitura. A entrada no saguão ocorre em grupos, mantendo o distanciamento. A pasta solicita aos munícipes que evitem aglomerações e mantenham o distanciamento social na fila.

As guias de pagamento do imposto também podem ser obtidas pelo Portal do Cidadão (no site da prefeitura), no link http://portaldocidadao.saoluizgonzaga.rs.gov.br:8002/emissao-iptu/0. O pagamento das guias pode ser realizado no caixa da prefeitura, lotéricas, agências da Caixa Econômica Federal (CEF) ou pelo aplicativo da CEF.

Para mais informações sobre o IPTU 2021, é possível entrar em contato com o Setor de Cadastro da Secretaria da Fazenda, pelo número (55) 3352-9321. O atendimento ocorre das 7h30min. até às 13h30min.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMFA