Mais de R$ 1,3 milhão serão investidos na modernização da iluminação pública em São Luiz Gonzaga

Com o objetivo de modernizar a iluminação pública de São Luiz Gonzaga, a Prefeitura Municipal participa do edital de chamada pública de Projetos de Iluminação Pública do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel Reluz. O desenvolvimento do projeto no município pautou reunião na última segunda-feira (15), no Gabinete do Prefeito.

A reunião contou com a participação do prefeito, Sidney Brondani; do vice-prefeito, Piti Werle; do gerente do Procel Reluz, Alexandre Reis; do engenheiro eletricista e fiscal do convênio do Procel Reluz, Vinícius Zidan; do chefe do Setor de Iluminação Pública, Róger Maciel; e dos engenheiros da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SEMPLA), Paulo Henz e Gabriel Adams, os quais irão acompanhar o desenvolvimento do projeto.

O convênio para participar do Procel Reluz foi assinado em dezembro de 2023 e possui vigência de 18 meses. O município será contemplado com investimentos de R$1.390.532,14, a fim de substituir 1.143 pontos de iluminação pública. A aquisição dos materiais necessários para o projeto deverá ocorrer via processo de licitação.

O Procel é um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar). O Procel Reluz tem o objetivo de modernizar a iluminação pública nos municípios brasileiros, substituindo as luminárias convencionais pela tecnologia LED, as quais são mais eficientes e duráveis, além de proporcionar aumento nos níveis de iluminância das áreas públicas, como avenidas e ruas.

Em 2021, a Prefeitura de São Luiz Gonzaga iniciou um projeto piloto de iluminação pública utilizando luminárias de LED em trechos das ruas São João, Antônio Gomes Machado, João Goulart e Jayme Caetano Braun e da Avenida Senador Pinheiro Machado. Na época, 239 pontos de iluminação foram substituídos, totalizando um investimento de R$ 231.245,51 (recursos próprios do município).

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica

Fotos: Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa