Devido à pandemia, evento com apresentações artísticas alusivas ao Dia do Pajador foi cancelado

• Na ocasião, será realizada somente a entrega da Medalha do Pajador ao Piquete Ponteiros do Rio Grande, sem a presença de público

Assunto: Secretaria de Turismo e Cultura   |   Publicado em: 24/01/2022 às 11:22   |   Imprimir

A Prefeitura de São Luiz Gonzaga, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SEMTC), informa à comunidade que as apresentações artísticas alusivas ao Dia do Pajador – as quais seriam realizadas no domingo (30), no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun – foram canceladas. A decisão ocorreu após avaliação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e Conselho Municipal de Cultura, devido ao expressivo aumento no número de casos de COVID-19 e o registro de óbitos em decorrência da doença.

Neste domingo, para celebrar os 98 anos do nascimento de Jayme Caetano Braun e marcar a passagem do Dia do Pajador, o COMTUR – com o apoio da SEMTC – realizará a entrega da Medalha do Pajador ao Piquete Ponteiros do Rio Grande. A entidade desenvolve as atividades tradicionalistas junto ao galpão crioulo “2° Sgt. Moacir Ximenes”, da Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM) de São Luiz Gonzaga. O piquete atua desde 1986, graças à iniciativa de um grupo de sargentos do 14° BPM. A solenidade de entrega será restrita, sem a participação do público, atendendo também aos protocolos sanitários a fim de evitar a disseminação da COVID-19. A Medalha do Pajador é confeccionada e patrocinada pelo escultor Vinícius Ribeiro.

A secretária de Turismo e Cultura, Luiza Caterine Santo Panegalli, agradeceu aos apoiadores das atividades previstas para o Dia do Pajador e comentou sobre a mudança na programação. “Cautela e prevenção nunca são demais. Devido a delicada situação do nosso município e em acordo com os conselhos municipais, optamos por não promover as apresentações artísticas. Porém, não poderíamos deixar passar em branco esta data que presta uma homenagem ao nosso grande poeta Jayme Caetano Braun. Por isso, vamos realizar um ato restrito, respeitando os protocolos sanitários, para entregar a ‘Medalha do Pajador’ ao Piquete Ponteiros do Rio Grande”.

MEMORIAL DOS ARTISTAS SÃO-LUIZENSES

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura solicita aos artistas que continuem realizando doações de itens que representem a sua carreira (como CDs, DVDS, livros, vestuário de dança, acessórios, quadros, peças, dentre outros) para integrar o acervo do Memorial dos Artistas São-Luizenses. O espaço contará com exposições permanentes e temporárias, que destacarão a trajetória dos artistas de diversos segmentos.

As doações podem ser entregues no Centro de Informações Turísticas, na Praça da Matriz. Os interessados em realizar as doações também podem contatar a SEMTC pelo número 3352-9366.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMTC

Foto: Arquivo / Prefeitura de São Luiz Gonzaga