Ocorre amanhã a mobilização para vacinação contra a COVID-19 no Centro de Saúde

Amanhã, 26 de março, ocorrerá mobilização no Centro de Saúde para a vacinação de crianças a partir dos 5 anos contra a COVID-19 (1ª e 2ª dose). Além desse público-alvo, a unidade de saúde também estará aplicando o imunizante em adultos e adolescentes.  

A aplicação do imunizante em adultos e adolescentes acontecerá no auditório da unidade e a vacinação das crianças, ocorrerá na Sala de Vacinas. O Centro de Saúde estará aberto das 8 horas até o meio-dia. Músicas infantis e brinquedos estarão à disposição das crianças, unindo diversão e imunização, buscando incentivar os pequenos a se vacinarem. As crianças serão atendidas no Centro de Saúde independente da unidade onde são realizadas as vacinas de rotina.  

            No momento da aplicação do imunizante, é necessário apresentar o Cartão SUS ou o CPF da criança, a Caderneta de Vacinação (caso possua) e informar um número de telefone para contato. Para a imunização de crianças de 5 anos ou mais com comorbidades, também é necessário apresentar um documento que comprove a doença. 

  

ADOLESCENTES E ADULTOS 

           Durante a mobilização de sábado, será aplicada a 1ª dose em pessoas com 18 anos ou mais que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante contra a COVID-19. Também ocorrerá a aplicação da 1ª dose em adolescentes com 12 anos ou mais.  

As pessoas que receberam a 1ª dose da vacina (Pfizer ou AstraZeneca) há 60 dias devem realizar a 2ª dose, conforme a data registrada no comprovante de vacinação. Já a 2ª aplicação da vacina CoronaVac ocorre após 28 dias da 1ª dose. 

As pessoas com 18 anos ou mais que realizaram a 2ª dose do imunizante há quatro meses ou mais, devem receber a dose de reforço. Quem recebeu a vacina da Janssen (antes, dose única), deve realizar a dose de reforço após dois meses da 1ª aplicação. 

Para a imunização, é necessário apresentar um documento de identificação, cartão SUS e a caderneta de vacinação (caso possua).  

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA 

Foto: Arquivo