Confirmados dois casos de dengue em São Luiz Gonzaga

  • Um dos casos foi registrado como autóctone, quando a doença é contraída no município onde o paciente reside

    Assunto: Secretaria de Saúde  |   Publicado em: 24/03/2022 às 15:13   |   Imprimir

Após análise de amostras encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS), a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), foi informada da confirmação de dois casos de dengue em São Luiz Gonzaga. As amostras foram coletadas no dia 22 de março.  

            Um dos pacientes é um homem de 40 anos, morador do Bairro Centro, limite com o Bairro Duque de Caxias. Ele foi atendido no Hospital São Luiz Gonzaga (HSLG), após apresentar hipotermia e dor generalizada seguida de sensibilidade ao toque no corpo, sendo internado na casa de saúde para atendimento. Atualmente, o paciente se recupera em casa, recebendo o acompanhamento da Secretaria de Saúde. O paciente relatou não ter saído do município nos últimos dois meses. O caso foi registrado como dengue autóctone (quando a doença é contraída no município onde o paciente reside). 

O segundo paciente é um homem de 65 anos, morador do Bairro Raimundo Gomes Neto. Ele foi atendido no Centro de Saúde e não apresentou sintomas graves (não sendo necessário internação hospitalar). O paciente esteve em três municípios diferentes nos últimos 15 dias, tratando-se de um caso importado de dengue (quando a pessoa viaja para outra cidade e acaba contraindo a doença).  

            Como procedimento padrão, a equipe de combate a endemias irá realizar um bloqueio sanitário e será aplicado um “fumacê” nos quarteirões próximos aos locais em que os pacientes residem, a fim de eliminar o mosquito transmissor da doença. Os casos foram os primeiros registrados no ano de 2022. Em 2021, não ocorreram registros de casos. 

 

PREVENÇÃO  

A SEMSA pede o auxílio da população no combate ao vetor da doença, eliminando possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti. Entre os cuidados, não deixar água parada em pratinhos de plantas; evitar o acúmulo de água em calhas, pneus e ralos; manter caixas d’água fechadas; guardar garrafas com o gargalo para baixo; manter as piscinas tratadas adequadamente, entre outros cuidados. A saúde de toda a comunidade depende da atitude e do cuidado de cada um! 

 

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA  

Foto: Reprodução