Caminhada alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes ocorre nesta quinta-feira

Com o objetivo de chamar a atenção da comunidade para uma triste realidade presente no município, a Rede de Apoio à Escola (RAE) promove nesta quinta-feira (18), uma caminhada alusiva ao dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A concentração e ponto de partida será no Palanque Oficial, na Praça da Matriz, às 9 horas. O principal objetivo da caminhada é prevenir e combater a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes em São Luiz Gonzaga. A presidente da RAE, a psicopedagoga Daura Marques Sarmento, destaca a necessidade de denunciar esses casos. “O abuso sexual de crianças e adolescentes é uma grave violação de direitos humanos, que deve ser denunciada às autoridades. Para que isso aconteça, precisamos criar uma cultura de proteção por parte de todos e de denúncias em casos suspeitos. Como está estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, cuidar e proteger é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público!”, afirma. A RAE convida a todos para participarem da mobilização!

Com a participação de educandários municipais e estaduais, a RAE desenvolveu um concurso de desenhos sobre o tema, com as escolas encaminhando as ilustrações produzidas pelos estudantes. Ao todo, 20 educandários participaram do concurso. Duas ilustrações foram escolhidas (uma da EMEF Padre Augusto Preussler e outra do IEE Professor Osmar Poppe) e foram utilizadas na confecção de banners e camisetas da campanha.

DENÚNCIAS – As denúncias podem ser realizadas no Conselho Tutelar, por meio dos números (55) 3352-4172 e (55) 99634-3347 (plantão). O órgão está localizado na Rua Salvador Pinheiro Machado, nº 1686, no Bairro Centro. As denúncias também podem ser efetuadas pelo disque 100 e na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, pelo número (55) 3352-8111. A Rede de Apoio à Escola (RAE) conta com a parceria de várias instituições em apoio aos educandários no que tange todo tipo de violência e também a evasão escolar, atuando diretamente com professores, diretores, coordenadores e alunos, tanto nas escolas quanto fora das instituições.

Larissa Dorneles / Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da RAE

Foto: Divulgação / RAE