Comemorações da Semana da Pátria iniciaram em São Luiz Gonzaga

A manhã desta quinta-feira (1º) foi marcada pelo início das atividades alusivas à Semana da Pátria 2022, em São Luiz Gonzaga. A solenidade de abertura ocorreu na Praça da Matriz – junto ao Palanque Oficial – e contou com a presença de autoridades civis e militares, equipes das escolas, estudantes e da comunidade são-luizense.

O ato iniciou com o hasteamento dos pavilhões, realizado pelo chefe do Executivo Municipal, Sidney Brondani; pelo comandante do 4º RCB, coronel Leonardo Faulhaber Martins; e pelo representante da comunidade são-luizense, José Grisolia Filho. Após o hasteamento, ocorreu o acendimento da Pira da Pátria.

Na ocasião, o prefeito Sidney Brondani destacou a importância da união dos cidadãos. “Hoje, iniciamos as homenagens da Semana da Pátria 2022, comemorando nosso bicentenário de independência. Conquistamos isso graças à união, organização e soberania do povo. Um povo que é lutador, buscando o desenvolvimento e o crescimento do nosso país. No município, a homenageada é a sociedade são-luizense, muito bem representada pelo José Grisolia Filho, carinhosamente chamado de seu ‘Iso’. Quero desejar a todos muita paz e que possamos juntos buscar um país, um estado e um município cada vez melhores”.

O prefeito Sidney Brondani, a secretária de Educação, Mariza Klein Ditz, e a secretária de Turismo, Luiza Caterine Panegalli, realizaram a entrega de um quadro em homenagem ao representante da comunidade, o jornalista José Grisolia Filho. A solenidade de abertura também contou com apresentações artísticas da EMEI Ana Paulina, EMEF Mamede de Souza, Instituto Estadual Rui Barbosa e Control Z Cursos.

ATIVIDADES – Em 2022, as homenagens em âmbito nacional e estadual serão unificadas em celebração aos 200 anos da independência do Brasil, com o lema “A alma de uma nação é o espírito patriótico do seu povo”. Já as homenagens municipais serão prestadas à sociedade são-luizense, representada pelo jornalista José Grisolia Filho, tendo como frase tema “Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste!”, do poema “A pátria”, de Olavo Bilac. Confirma a programação da Semana da Pátria 2022:

1º de setembro (quinta-feira)

Descentralização na Escola Básica da URI de São Luiz Gonzaga

Local: Escola Básica da URI

Abertura da exposição representativa sobre o Bicentenário da Independência do Brasil

Local: Sala Ana Petrona

*A exposição ficará aberta ao público nos dias 2, 5 e 6 de setembro, no turno da tarde, na Sala Ana Petrona. Após estas datas, ela ficará exposta no Instituto Histórico e Geográfico

6 de setembro (terça-feira)

Arriamento dos pavilhões nacionais

Horário: 16h30min.

Local: Palanque Oficial, na Praça da Matriz

7 de setembro (quarta-feira)