Carnaval de São Luiz Gonzaga: novos tempos para a folia

Está chegando a hora! Durante esta semana, os foliões das escolas de samba de São Luiz Gonzaga estarão finalizando os últimos preparativos antes do grande desfile de rua do carnaval são-luizense, o qual ocorrerá no dia 8 de março, sábado, na Rua Venâncio Aires, em frente à Praça da Matriz. Nesse ínterim, a comissão organizadora está trabalhando incessantemente para proporcionar um grande evento para marcar os novos tempos de comemoração da maior festa popular brasileira no município.
RENOVANDO O ESPÍRITO CARNAVALESCO - No ano passado, a Prefeitura Municipal realizou o carnaval de rua em parceria com as escolas de samba da cidade, de forma a buscar renovar o espírito carnavalesco que estava em baixa nos últimos anos no município, contando, com isso, com grande força de vontade das agremiações e colaboradores, os quais, diante do desafio, trabalharam para revigorar o desfile de rua. Além das dificuldades financeiras, o trágico acontecimento de Santa Maria acometeu o Estado em um clima de tristeza e perplexidade, o que quase culminou no cancelamento do desfile de 2013; no entanto, contando com o apoio da comunidade e agremiações, o carnaval foi realizado fora de época e o sucesso do evento demonstrou a vontade da população na retomada das festividades em São Luiz Gonzaga.
FORMAÇÃO DA LIGA - Com o objetivo definido, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Setor de Turismo, iniciou reuniões com representantes das escolas de samba, no intuito de formar uma associação representativa das agremiações, a exemplo do que ocorre em outros municípios. A partir daí, foi formada a LIES - Liga Independente das Escolas de Samba, a qual, em conjunto com o poder público, desempenhou um papel fundamental no planejamento do carnaval deste ano, constituindo um regulamento e organização que proporcionará uma grande e, principalmente, belíssima disputa entre as escolas de samba no desfile, cujo maior ganhador será, com certeza, o público são-luizense.
PARCERIAS - Com a organização a cargo da LIES, a busca por recursos e patrocinadores para o carnaval foi facilitada, tendo em vista as limitações do poder público em proporcionar investimentos consideráveis para o evento. Desta forma, foi firmado o patrocínio master com a Vonpar, através de Santoni Bebidas, bem como dos demais apoiadores da festa (Louren Veículos, Madeireira São João, Ponto Certo, CFC Cadore e Tio Mário Embalagens), proporcionando à Administração Municipal apoiar na infraestrutura do evento, com o trabalho em conjunto das secretarias municipais.
OPORTUNIDADE PARA AS ESCOLAS - Para proporcionar a busca de recursos e, também, de divulgação dos trabalhos das agremiações, a organização do Carnaval 2014 decidiu, em conjunto com as escolas de samba, a realização de um desfile em São Luiz fora de época, o que irá contribuir para que as agremiações participem de carnavais em outros municípios, fortalecendo o entrosamento entre seus integrantes, a divulgação de seus sambas-enredos e alegorias e, consequentemente, o retorno financeiro para ajuda de custo das agremiações.
PROGRAMAÇÃO - No sábado, dia 8 de março, a Rua Venâncio Aires, no trecho compreendido entre as ruas Gen. Portinho e 13 de Maio, estará preparada para a grande noite, que inicia suas festividades a partir das 20h30min. O início do desfile será às 21h e, segundo o cronograma previamente elaborado, a primeira escola a pisar na Venâncio Aires será a "Fênix Imperial", com a "Gavião Dourado" encerrando o desfile. Cada escola terá o tempo de 40 minutos para apresentar o seu samba e beleza para animar o público, valendo o título do Carnaval 2014 de São Luiz Gonzaga. Logo após o desfile, a festa continua, sob a batuta de Álvaro e Banda, em muita música para animar os foliões e fechar com chave de ouro as comemorações do carnaval de São Luiz Gonzaga. E, para os blocos carnavalescos, uma novidade: o bloco mais caracterizado e animado receberá cinco caixas de cerveja Kaiser Radler. Traga seu bloco, sua família e seus amigos e divirta-se na folia do carnaval são-luizense! (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)