Bandeira da Nação Missioneira é apresentada em São Luiz

  • Na oportunidade, pesquisador argentino visitou o município visando realizar documentário sobre o período pós-jesuítico

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 19/05/2014 às 15:08   |   Imprimir

Na última sexta-feira, o Setor de Turismo de São Luiz Gonzaga recebeu a visita do coordenador permanente da Comissão da Mostra da Arte Missioneira, Eduardo Galeano, e do investigador das Missões Pós-Jesuíticas, Luis Carlos Noriega. Na presença da chefe do Setor, Sandra Ferreira, e do historiador Sérgio Venturini, foi apresentada a Bandeira da Nação Missioneira, confeccionada na cor vermelha com a Cruz Missioneira dourada ao Centro.
BANDEIRA - De acordo com Galeano, no dia 29 de dezembro de 2012 foi estabelecido o símbolo da Nação Missioneira, em data alusiva às comemorações dos 404 anos de fundação da primeira redução jesuítica em San Ignacio Guazú, no Paraguai. Confeccionada na cor vermelha (em alusão ao sangue derramado durante os conflitos na região missioneira), a Bandeira da Nação Missioneira, foi apresentada aos municípios que compõem os 30 povos das Missões, localizados no Brasil, Argentina e Paraguai.
Segundo o coordenador da Mostra, o objetivo da criação da bandeira é unificar a cultura missioneira proveniente do período histórico dos três países, como forma de identificar os laços culturais dos 30 povos em um símbolo em comum e proporcionar o seu hasteamento em cada município das Missões.
PESQUISA - O pesquisador argentino Luis Carlos Noriega também esteve em São Luiz Gonzaga colhendo informações para agregar em sua pesquisa histórica, a qual irá fomentar um documentário sobre o período pós-jesuítico das Missões, compreendido entre 1768 e 1790. A investigação documental, segundo Noriega, iniciou em Buenos Aires, na Argentina, e percorreu os 30 povos pertencentes ao período das reduções jesuíticas, de maneira a conhecer cada um dos municípios e suas peculiaridades, bem como documentos e arquivos da época.
Como forma de legitimar a pesquisa em São Luiz Gonzaga, Noriega visitou o Museu Arqueológico, oportunidade em que realizou a leitura dos nomes escolhidos para compor o cabildo (instituição administrativa) de São Luiz Gonzaga na data de 1799. O ato de leitura foi filmado, para servir de prova para a comprovação da pesquisa em cada um dos municípios visitados. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)