Semana da Pátria teve abertura oficial realizada

No último domingo, dia 1º de setembro, foi realizada a abertura oficial da Semana da Pátria 2013. A solenidade ocorreu na Praça da Matriz, em frente ao palanque oficial, e contou com a participação do 4º RCB nos atos de formatura simbólica.
Com a presença da Administração Municipal, Câmara de Vereadores, 32ª CRE, 14º BPM, Corpo de Bombeiros, Grupo de Escoteiros Caetés, além de diversas entidades do município, a abertura foi realizada a partir das 9h30min, com o objetivo de aguardar o final da missa católica para o início dos atos cívicos.
Após a apresentação da tropa do Exército Brasileiro às autoridades presentes no palanque oficial, foi feita a recepção do Fogo Simbólico da Pátria, o qual foi conduzido até a Pira Municipal pelo soldado Kutzner. Em seguida, sob o entoar do Hino Nacional executado pela banda marcial do 4º RCB, foram hasteadas as bandeiras de São Luiz Gonzaga, Estado do RS e do Brasil pelo presidente da Câmara de Vereadores José Antônio Caetano Braga, prefeito Junaro Figueiredo e comandante do 4º RCB ten. Cel. Carlos Alberto Klinguelfus Mendes, respectivamente.
Com o hasteamento de abertura da Semana da Pátria realizada, o comandante do 4º RCB ressaltou a importância de se preservar o espírito cívico e o patriotismo entre os brasileiros como forma de consolidar a democracia e o exercício de ser cidadão.
HASTEAMENTO E ARREAMENTO - Diariamente, até o dia 6 de setembro, será feito o hasteamento e o arreamento das três bandeiras, como forma de manter a tradição cívica no município. Durante este período, o estacionamento localizado na Rua Venâncio Aires, em frente ao palanque oficial, estará demarcado das 8h às 18h.
DESFILE - No dia 7 de setembro, o desfile será realizado na Rua Venâncio Aires, a partir das 8h30min. Em caso de chuva, o desfile será transferido para o período da tarde e, persistindo o tempo chuvoso, será cancelado definitivamente.
HOMENAGEADOS - Neste ano, a Escola Senador Pinheiro Machado receberá as homenagens em âmbito municipal durante a Semana da Pátria, com a União dos Escoteiros do Brasil/Seção RS a ser homenageada em âmbito estadual e, em âmbito nacional, o líder da Revolução Acreana e que governou o Estado Independente do Acre, o militar José Plácido de Castro, nascido em 1873 em São Gabriel/RS e falecido em 1908, aos 34 anos. (Pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga)